Ícone do site Jornal da Chapada

Prefeitura lança guia turístico sobre o Centro Histórico de Salvador

pelo
O guia pode ser encontrado em versão impressa no Mercado Modelo e Elevador Lacerda | FOTO: Reprodução |

Os turistas e soteropolitanos que desejam conhecer e desmitificar o Centro Histórico de Salvador podem contar agora com um guia intitulado Pelourinho Dia e Noite. No exemplar é possível encontrar os detalhes e peculiaridades da região que é patrimônio cultural da humanidade, além de endereços e telefones dos famosos bares e restaurantes. O guia contém ainda informações sobre horário de abertura e fechamento dos museus, dias de funcionamento das lojas e ateliês, onde e quando acontecem as missas nas famosas igrejas do Pelourinho, telefones dos teatros e centro culturais, ou seja, todas as informações necessárias para a realização de um passeio completo na região, com possibilidade até mesmo de encontrar as informações sobre hotéis e pousadas.

O guia, elaborado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), pode ser encontrado em versão impressa no Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Ele também possui uma versão online: http://www.pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/media/guia-pelourinho-dia-noite.pdf.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, o guia foi feito para acompanhar, orientar e transmitir informações sobre tudo que acontece no Pelourinho não apenas para o turista, mas também voltado aos soteropolitanos. “É relevante poder programar o que se vai fazer de acordo com o gosto de cada um. A pessoa já chega ao local no dia e horário certos e, além de não perder tempo, poderá visitar e conhecer muito mais coisas”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Erico Mendonça, o guia facilita as escolhas durante uma visita ao Centro Histórico. “Ele apresenta um panorama geral da oferta de equipamentos de interesse cultural, gastronômico, lazer e hospedagem, dentre outras atrações que podem ser usufruídas nessa importante área da nossa cidade”.

O guia faz parte das inciativas do projeto Pelourinho Dia e Noite, lançado em meados de 2015 pela Prefeitura com o objetivo de movimentar a cultura e a economia da região, através de ações urbanísticas, culturais, de infraestrutura e sociais. Como parte da iniciativa, a Prefeitura elaborou um calendário de eventos para atrair turistas e baianos. O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes).

Para Adriana Campelo, subsecretária da Sedes, o programa vem atraindo cada vez mais turistas e soteropolitanos para a região e o guia vai ajudar bastante nesse sentido. “O guia é um instrumento fundamental para que todos possam conhecer os tesouros que temos no nosso Centro Histórico. Existe uma gastronomia de alta qualidade aqui. Existe também a possibilidade de baianos e turistas desfrutarem de uma cultura secular e arte cuja expressão vai desde o barroco até o contemporâneo. E o melhor é que essas informações estão agora organizadas e disponíveis, a mão de quem quiser”, destacou.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas