Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Wagner lança ‘Garantia-Safra’ e segue com ações de incentivo à produção

foto1
O lançamento do Garantia-Safra contou com a participação de agricultores e gestores municipais | FOTO: Divulgação |

O programa ‘Garantia-Safra’ dos ano de 2016 e 2017 foi lançado pela prefeitura municipal de Wagner, na Chapada Diamantina, no dia 10 de abril, na comunidade de Morrinhos e vai contemplar agricultores familiares da região. Atualmente administrada pelo prefeito Natã Garcia Hora (PSB), Wagner segue com ações de convívio com o longo período de estiagem e com atividades de fomento à produção rural de alimentos por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Esse programa ainda contempla agricultores das comunidades de Baixão, Barro Vermelho e Mata Verde. Cada agricultor receberá R$ 850 pagos em cinco parcelas.

Operação tapa buracos da BA que liga Wagner ao município de Utinga | FOTO: Divulgação |

Essa iniciativa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Para participar do ‘Garantia-Safra’, o agricultor deve procurar o escritório de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município onde vive.

A inscrição é feita via Declaração de Aptidão (DAP) ao Pronaf. Depois, basta ir à prefeitura para receber um boleto e fazer a adesão ao ‘Garantia-Safra’. O pagamento do boleto deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, dentro do prazo definido para o seu município. A adesão deve ser realizada antes do plantio.

Recuperação de estradas vicinais do município | FOTO: Divulgação |

Mais informações
Valorizando a agricultura familiar e oferecendo condições de escoamento da produção, a prefeitura de Wagner investe também na recuperação das estradas do município. A BA, que liga Wagner a Utinga, está sendo beneficiada com uma operação tapa buracos. Para tanto, o prefeito Natã já esteve com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Benicio Foltz Cavalcanti, cobrando um trabalho mais amplo na via que já está muito danificada.

A prefeitura está recuperando também as estradas vicinais dos povoados de Morrinhos, Mata Verde e Cajazeiras. “A recuperação das estradas vicinais é de suma importância para quem reside na zona rural, pois, desta forma, todos trafegam em tempo hábil, com mais segurança e com economia nos veículos. Investimos muito para a realização desse trabalho. Apesar dos maquinários serem da prefeitura, gastamos muito com combustível e manutenção”, salienta o gestor Natã Garcia em contato com o Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas