Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas altas deixam o tempo abafado em grande parte da Bahia

foto6
O céu com pouca nebulosidade, favorece na manutenção das altas temperaturas, que podem chegar à máximas de até 37°C | FOTO: Reprodução |

Grande parte do Nordeste brasileiro ainda continua sob o predomínio da massa de ar quente e seco, o que colabora para manter as temperaturas elevadas e as chuvas reduzidas na maioria dos Estados dessa região. Na Bahia, o reflexo da atuação dessa massa de ar é mais evidente na região Nordeste e faixa centro-oeste e norte do Estado, onde, além de deixar o céu com pouca nebulosidade, favorece na manutenção das altas temperaturas, que podem chegar à máximas de até 37°C.

Essa condição de altas temperaturas deixa o tempo abafado e, com isso não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos de chuvas fracas em algumas localidades do extremo oeste e norte. Mesmo com essa previsão de tempo quente, em algumas localidades são esperadas temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Por outro lado, no Recôncavo e Sul, onde essa massa de ar atua com menor intensidade, são as regiões nas quais as chances de ocorrer chuvas são maiores, decorrentes da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas nessas áreas deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 33°C. Essa condição de tempo também está prevista para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se mantêm sem grandes variações, oscilando entre 23°C (mínima) e 33°C (máxima).

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 28/04 (quinta-feira) e 29/04 (sexta-feira) permanecerão altos, variando de 09 a 11, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas