Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programa de melhoramento genético de rebanho acontece em Jacobina

genetica
As adesões devem ser realizadas junto aos Sindicatos dos Produtores Rurais dos dez municípios atendidos pelo programa | FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo |

Os produtores atendidos pelo ‘Viver Bem no Semiárido’, executado pelo Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), interessados em participar do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho por Fertilização in Vitro (FIV) têm até dia 30 de abril para aderir a iniciativa. As adesões devem ser realizadas junto aos Sindicatos dos Produtores Rurais dos dez municípios atendidos pelo programa (Jacobina, Piritiba, Baixa Grande, Miguel Calmon, Campo Formoso, Caém, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá e Mirangaba), com a atividade de bovinocultura de leite. A tecnologia de melhoramento genético do rebanho possibilita o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

Para este ano, o Sebrae Jacobina disponibilizará 400 prenhezes para contratação pelos produtores interessados, com subsídio de 70% da instituição. Cada inseminação (transferência de embrião) custa em média R$ 1.500. O produtor pode contratar até dez prenhezes, sendo cada uma com três transferências de material, cujo percentual de acerto para engravidar a fêmea é de 33%. Os embriões são da raça girolando com grau de sangue variando de 1/2, 3/4, 5/8 e 7/8. A gestação dura em média nove meses.

Técnico do Sebrae Jacobina, Valdemir Cavalcante de Matos, responsável pelo Viver Bem no Semiárido na região, acredita que o acesso ao método proporcionará um salto tecnológico para as pequenas propriedades. “Introduzindo nos rebanhos animais de alta qualidade genética, resultará em aumento de produtividade e, consequentemente, melhor rentabilidade”, diz.

Em 2015, o programa atendeu 118 produtores, com a realização de mais de 500 prenhezes, em 11 municípios da região. Os primeiros bezerros, fruto das transferências de embriões realizadas ano passado já começaram a nascer. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

Serviço:
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Sebrae Jacobina, localizado na Rua J.J.Seabra, 69, bairro da Estação, em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro ou pelos telefones (74) 3621-4342 (Jacobina)/ (74) 3541-3046 (Senhor do Bonfim).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas