Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultura familiar para jovens é aplicada no município de Piatã

café
Cerca de 30 jovens participam do projeto com idades entre 17 e 29 anos | FOTO: Meramente Ilustrativa/Boa Prátivas |

A Unidade Regional Chapada do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vem apoiando a execução do projeto “Fazenda Ressaca: Aqui tem Agricultura Familiar”. O projeto foi selecionado e conveniado com início da execução em março de 2016, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. Esse projeto foi elaborado no âmbito do Conselho Gestor da ARIE Nascentes do Rio de Contas e apresentado pela entidade conselheira, a Associação dos Hortifrutigranjeiros da Ressaca, à Fundação Banco do Brasil e BNDES, nos termos do Edital de Seleção Pública Juventude Rural. Uma ação decorrente da formação de Conselho Gestores, através do módulo de Captação de Recursos, Elaboração e Avaliação de Projetos Socioambientais do Programa FORMAR SEMA.

O Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar introduz que, “no tocante ao desenvolvimento rural, a adoção de modelos de produção ambientalmente insustentáveis e socialmente injustos tem levado à exaustão dos recursos naturais disponíveis e à inviabilização da permanência das famílias no campo”. Nessa diretriz, o projeto voltado para produção em bases agroecológicas oferece ensinamentos de como proteger o meio ambiente, suas múltiplas formas de uso e a garantia de condições dignas de vida no meio rural.

Cerca de 30 jovens participantes do projeto, com idades entre 17 e 29 anos, receberão o treinamento necessário, através das capacitações que serão ofertadas pelo Sebrae, Senar e Ufba, com apoio da Fazenda Terra Nova, em agricultura orgânica, gestão de cozinha comunitária, técnicas de processamento artesanal de frutas e hortaliças, agregação de valor pelo beneficiamento de produtos in natura, e planejamento da comercialização dos produtos.

Essas ações abrem portas para entrada em novos mercados, inclusive nos espaços estabelecidos da economia solidária. O projeto está alinhado com as diretrizes do Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia e do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, e articula apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, que levará para os jovens a Oficina Bocapiu.

Para a Diretoria de Unidades de Conservação do Inema, a colaboração das Unidades Regionais é fundamental para que se efetive a gestão das Unidades de Conservação Estaduais. Na área de abrangência da Chapada Diamantina estão situadas seis Unidades de Conservação de responsabilidade estadual, além de seis Reservas Particulares do Patrimônio Natural. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas