Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: WhatsApp consegue derrubar bloqueio do aplicativo em todo o país

foto67
A liberação do serviço depende agora das operadoras de telefonia, que devem ser notificadas da decisão | FOTO: Reprodução |

O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, deferiu nesta terça-feira (3) um pedido de reconsideração do WhatsApp e determinou que o serviço seja liberado em todo o país. A medida revoga decisão do desembargador Cezário Siqueira Neto, que havia negado o recurso apresentado pelo Facebook, dono do Whatsapp, para liberar o aplicativo. A liberação do serviço depende agora das operadoras de telefonia, que devem ser notificadas da decisão.

O WhatsApp está sem funcionar desde às 14h da segunda-feira, quando todas as prestadoras de serviços de telefonia móvel foram intimadas a cumprir determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), a pedido da Polícia Federal e do Ministério Público. Inicialmente, a medida valeria por 72 horas, ou seja, até as 14h de quinta-feira (5).

Cezário Siqueira Neto Neto, que analisou o caso porque o mandado de segurança da empresa chegou durante o período de plantão, havia mantido o bloqueio à ferramenta, concordando com a decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE) –foi ele quem inicialmente determinou que operadoras de telefonia tirassem o aplicativo do ar, em razão de a corporação não repassar dados para investigações sobre uma quadrilha de tráfico de drogas na cidade.

Leia também:
Brasil: Justiça nega recurso e mantém bloqueio de WhatsApp
Operadora móvel decide não cobrar SMS enquanto WhatsApp estiver fora do ar
Brasil: Justiça volta a determinar bloqueio do WhatsApp por 72 horas em todo o país

Fora do ar
Inicialmente, a medida valeria por 72 horas, ou seja, o WhatsApp ficaria sem funcionar até as 14h de quinta-feira (5). A ordem de bloquear a rede social ocorreu pelo mesmo motivo que levou ao pedido de prisão do vice-presidente do Facebook, em março deste ano: a empresa não forneceu à Justiça mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas.

O aplicativo já havia sido bloqueado em dezembro do ano passado. A determinação é que o serviço ficasse fora do ar por 48 horas, mas foi restabelecido em 12 horas por uma medida liminar. Na ocasião, o Whatsapp começou a funcionar em poucas horas. Em nota, o WhatsApp disse que está desapontado com a decisão, que pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do serviço.

Inocentes prejudicados
O bloqueio também foi criticado pelo diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, em sua conta no Facebook. “Mais uma vez milhões de brasileiros inocentes estão sendo punidos porque um tribunal quer que o Whatsapp entregue informações que nós repetidamente dissemos que não temos”, disse. Ontem, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse que o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o país é uma medida desproporcional porque acaba punindo os usuários do serviço. Com informações da Agência Brasil.

Leia também:
Bloqueio de WhatsApp viola Marco Civil da Internet, diz especialista
Brasil: Bloqueio do WhatsApp é desproporcional e pune usuários, diz Anatel
WhatsApp: Grupo de hackers ataca sites da Justiça de Sergipe: ‘Também serão bloqueados’

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas