Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar continua mantendo o tempo quente e seco na maior parte da Bahia

foto67
Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste estão previstas baixas temperaturas | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, deverão ter poucas mudanças, principalmente em relação às chuvas. A massa de ar quente e seco continua sendo o sistema meteorológico predominante, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas em grande parte do Estado. Essa situação é mais evidente na faixa centro-oeste e norte onde, além de deixar o céu ensolarado, também está refletindo na redução dos índices de umidade relativa do ar, que podem atingir valores inferiores a 30% em algumas localidades.

É sempre bom lembrar que, esses níveis são considerados preocupantes, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano é de 60%. Além disso, o predomínio dessa massa de ar também favorece a elevação das temperaturas, principalmente, durante o período da tarde, quando as máximas poderão chegar aos 37°C. O oposto ocorre durante a madrugada, quando há uma queda nessas temperaturas, que podem chegar aos 16°C (mínimas).

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, também estão previstas baixas temperaturas (mínimas de até 13°C) e a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com pouca possibilidade de chuvas. Com essa previsão de temperaturas baixas e umidade elevada aumenta as chances de ocorrer neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Com isso, as atenções devem ser mantidas, principalmente, nas estradas durante esse período.

Previsão de temperaturas para cidades baianas | FOTO: Reprodução/Inema |

Já para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde o céu deverá se manter parcialmente nublado, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico poderão contribuir na ocorrência de chuvas fracas. No entanto, as maiores chances são para as regiões do Recôncavo e Sul, sendo estas mais frentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua sendo o sistema meteorológico que deve predominar nos próximos dias, quando manterá o céu parcialmente nublado na maior parte do período. Mesmo assim, as chuvas previstas deverão ser passageiras, com fraca intensidade e, sendo mais frequentes, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Mesmo com essa previsão de poucas chuvas, as temperaturas na capital baiana serão mais amenas, onde os valores deverão oscilar entre 22°C (mínimas) e 31°C (máximas).

Maré
Para o período entre os dias 13 (sexta-feira) e 15 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 09h às 12h e entre 21h à 00h com valores variando de 1,5 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 03h às 06h e entre 15h às 18h, com valores variando de 0,6 a 1,2 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de 13 (sexta-feira) a 15 (domingo) continuarão variando de 09 a 10, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados na categoria “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados com a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas