Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Tocha Olímpica será carregada por representantes de Palmeiras e Seabra

tocha
O ciclista Anderson Almeida vai representar Palmeiras, e o funcionário do Ifba, Rômulo Lopes, vai representar Seabra | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

Nesta segunda-feira (23) a tocha olímpica chega à região do Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. No começo da tarde o ciclista Anderson Almeida, 20, representará o município durante essa parte do trajeto. Ele irá erguer a tocha olímpica a 1.120m de altitude trajando o uniforme cedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “É uma emoção muito grande, eu fico muito feliz por isso. É uma coisa não tinha ideia de que isso ia acontecer, ainda mais nesse momento. Eu fico muito grato”, declara o atleta, que estará sacramentando a retomada de uma carreira de sucesso bruscamente interrompida por dois acidentes ocorridos em um período de quatro meses.

“Em janeiro eu desloquei meu cotovelo jogando futebol. Na minha volta aos treinos bati de frente com uma moto e por causa disso ainda não competi em 2016. Este será um ano de recuperação e não poderia haver um incentivo melhor que representar minha cidade em um evento olímpico”, aponta. Campeão da categoria junior XCO nos anos de 2012 e 2013, Anderson treina diariamente para retomar a forma. Não pedala menos que 50km por dia, seja nas estradas de terra que ligam a Palmeiras ao município de Mucugê, seja no asfalto, com destino a Seabra.

Leia também:
Olimpíadas 2016: Índio Pataxó conduz a Tocha Olímpica em Porto Seguro
Tocha Olímpica chega à Bahia com festa em Teixeira de Freitas
Chapada: Passagem da tocha olímpica agita Lençóis e seus pontos turísticos
Olimpíadas 2016: Tocha visitará poços, grutas e cachoeiras na Chapada Diamantina

Além de Palmeiras, outra cidade que terá um representante durante a passagem da tocha é Seabra. O funcionário terceirizado do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Seabra, Rômulo Lopes, estará na cidade de Capim Grosso, no Piemonte da Diamantina, para participar do revezamento da Tocha Olímpica na quarta-feira (25). Rômulo foi indicado por colegas de trabalho devido à sua atuação na Chapada Diamantina, por meio de grupos culturais e ambientais, além da experiência em eventos internacionais, como a Copa do Mundo 2014, quando recepcionou grandes craques do futebol, a exemplo do uruguaio Alcides Ghiggia, falecido no ano passado.

“O fato de ser condutor da Tocha Olímpica simboliza a paz entre os povos e, para mim, tem um sentido ainda mais especial, porque a marca do grupo teatral do qual participo é uma lamparina, representando a força e resistência da arte sertaneja. Participar de um evento que será visto pelo mundo inteiro, é uma honra, afinal, estarei representando a nossa região”, comenta Rômulo. Com informações das Ascom da prefeitura de Palmeiras e da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas