Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Hemóvel atende população em Miguel Calmon e Morro do Chapéu

As unidades funcionam normalmente | FOTO: Reprodução |

hemoba
Para doar sangue, é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade | FOTO: Reprodução |

O Hemóvel continua viajando pelas estradas baianas para atender os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. Nesta terça (24) e quarta-feira (25), o veículo chega ao município de Miguel Calmon, na chapada Norte, e estaciona na Praça Principal, onde atende a população das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Apesar do feriado de Corpus Christi, a unidade móvel segue atendendo no interior do estado. Na quinta (26) e sexta-feira (27), o Hemóvel vai estacionar, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Central do município de Morro do Chapéu, também na Chapada Norte.

Capital baiana
Já em Salvador, o veículo retorna ao Shopping da Bahia na terça (24) e na quarta (25) e estaciona na entrada principal do centro de compras, atendendo os doadores das 8h às 17h. O Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores.

Os cadastros de doadores serão encerrados assim que completar a capacidade máxima de atendimentos diários no Hemóvel. A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que engloba serviços itinerantes para levar assistência ao interior da Bahia.

Requisitos para doação
Para doar sangue, é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos, além de não fumar por pelo menos duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. As informações são do Hemoba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas