Ícone do site Jornal da Chapada

Cidades da Chapada Diamantina marcam feriado de Corpus Christi com celebração

foto6
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores | FOTO: Montagem do JC/Jacobina Notícias e Mairi News |

No município de Mairi o feriado de Corpus Christi foi comemorado, na última quinta-feira (26), com os tapetes feitos em torno da Praça J.J Seabra por entidades e escolas. Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas tratam principalmente o tema eucaristia. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões nas ruas. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Mairi, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado. Logo após a arrumação dos tapetes houve uma missa na Igreja Católica e o momento em que o padre anda sobre os tapetes, como a tradição manda.

Leia também:
Chapada: Tradição do Corpus Christi é mantida em Rio de Contas

Jacobina
Fiéis acordaram cedo, ainda na madrugada, para manter a tradição. Com sacolas cheias de pó de madeira pintados de diversas cores, os católicos fizeram desenhos no chão desde a Praça da Matriz, passando pela Rua Senador Pedro Lago, Rua Manoel Novaes, Praça 2 de Julho até a Praça da Missão.

Os desenhos atraem até mesmo pessoas de outras religiões, que se surpreendem com a beleza e por serem verdadeiras obras de arte. O dia de Corpus Christi em Jacobina encanta moradores e visitantes que prestigiam a celebração católica. Jornal da Chapada com informações do Blog Mairi News e Jacobina Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas