Ícone do site Jornal da Chapada

Eleições 2016: União do PSB e PSL promete esquentar o cenário político de Itaberaba

foto
Ricardo e Cacai têm o apoio de políticos ligados ao governo Rui Costa | FOTO: Montagem do JC |

As eleições municipais do dia 2 de outubro se aproxima e o povo de Itaberaba, na Chapada Diamantina, ainda não sabe quem são os pré-candidatos ao cargo de Chefe do Poder Executivo. As especulações são muitas, e já se trabalha uma chapa com nomes tidos como influentes na base do atual governo da Bahia, comandado pelo petista Rui Costa. Essa chapa enfrentaria o pré-candidato escolhido pelo atual prefeito João Filho (PP) e também o nome da oposição, que é o jovem advogado Leonardo Moscoso (PSDB). O partido do Moscoso, inclusive, é contrário ao governo do PT na Bahia e deve ter apoio nacional com a presença da legenda na base do governo interino de Michel Temer (PMDB).

Em Itaberaba, após o falecimento do ex-prefeito Jadiel Mascarenhas, o nome do seu filho caçula, o jovem empresário Ricardo Mascarenhas (PSB), que já vinha sendo cotado como um possível candidato, ganhou as ruas e as redes sociais com mais intensidade. O clamor do povo para que Ricardo aceite o desafio se acirrou depois que a Polícia Federal fez uma devassa no município nos últimos dias. O nome do atual prefeito João Filho, que já vinha desgastado, caiu em desgraça. Sem falar que os candidatos que o gestor lança, não obtém a resposta do povo. O único que possui densidade eleitoral é o vereador Paraná (PHS), atual presidente da Câmara.

Acontece que Ricardo, hoje filiado ao PSB, liderado no estado pela senadora Lídice da Mata, portanto, um partido com grande influência na base do governo do Estado, reluta em aceitar o desafio de ser candidato a prefeito de Itaberaba. Esta semana, surgiu uma chapa considerada forte, formada pelos nomes de Ricardo Mascarenhas como pré-candidato a prefeito e o nome do ex-vereador José Carlos Silva (Cacai), que comanda o PSL no município, como vice-prefeito.

A dobradinha Ricardo/Cacai ganhou as ruas e, segundo fontes ligadas ao Jornal da Chapada, tem o apoio da senadora Lídice da Mata. A chapa tem o apoio também do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo (PSL), do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e pode conseguir aglutinar outros partidos da base do governo de Rui Costa, como o PCdoB e o próprio PT do município.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas