Ícone do site Jornal da Chapada

Governador Rui Costa autoriza construção de policlínica no município de Irecê

governo
O equipamento deve atender 19 municípios da região | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

A ordem de serviço para construção da quarta policlínica construída pelo Governo do Estado foi assinada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (6), em Irecê, no Norte da Bahia. O equipamento será administrado por meio de um consórcio interfederativo de saúde e atenderá 19 municípios da região, com até 18 especialidades médicas, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. O investimento de R$ 19 milhões em obras e equipamentos beneficiará mais de 420 mil pessoas.

Rui visitou o terreno no qual será construída a policlínica, que já passa por terraplanagem, e conheceu o projeto. “Quem precisar de qualquer exame, vai poder fazer aqui, porque teremos todos os equipamentos. Estamos regionalizando o atendimento, levando a saúde para o interior, onde vive 80% da população”, ressaltou. Ele também explicou como funcionará a gestão do equipamento: “do custeio, 60% será rateado entre os municípios do consórcio e 40% será bancado pelo Estado, para levar saúde para o povo”.

Um Centro Público de Economia Solidária (Cesol), espaço que oferece, gratuitamente, qualificação técnica e assistência jurídica, contábil e administrativa a empreendimentos econômicos e solidários, além de comercializar seus produtos e articular oportunidades na geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária, também foi inaugurado pelo governador no município. O Cesol do Território de Irecê contempla 54 empreendimentos econômicos e solidários, envolvendo 540 famílias, de 150 comunidades, pertencentes a 20 municípios da região.

Rui ainda entregou seis viaturas da Polícia Militar para reforçar a segurança em Irecê, Central, João Dourado, Presidente Dutra e Uibaí, além de seis tratores agrícolas, com implementos, para fortalecer a agricultura familiar nos municípios de Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu, Seabra e Lapão. Com este último objetivo também foram entregues um caminhão-baú à Cooperativa de Trabalho Agropecuária Mista de Barro Alto, de Irecê, bem como um caminhão-basculante e uma motoniveladora, respectivamente, às prefeituras de Canarana e Central.

Para garantir assistência técnica aos produtores da região, o governador ainda autorizou a celebração de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e a Cooperativa de Apicultores e Apicultoras do Território de Irecê, no valor de R$ 586 mil. “Nós estamos com um programa chamado Bahia Produtiva, para apoiar os agricultores familiares da Bahia, que possui 700 mil famílias vivendo da atividade. Se a agricultura melhorar a renda, o comércio das cidades também melhora. Vai ter mais emprego, a cidade vai se desenvolver e a prefeitura vai arrecadar mais”, afirmou.

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas