Ícone do site Jornal da Chapada

Pouca chance de chuva na Chapada Diamantina nos próximos dias

foto678
O predomínio é de céu parcialmente nublado a claro na Chapada e no Sudoeste | FOTO: Reprodução/Ipac |

Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia deverão se manter sem mudanças significativas. A massa de ar seco continua sendo o sistema meteorológico predominante, o que deixará o céu ensolarado e sem chuvas em, praticamente, todo o Estado. Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está refletindo nas temperaturas. Pois, com a pouca ou nenhuma nebulosidade, durante o dia essas temperaturas se elavam consideravelmente em algumas regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão variar entre 35°C a 37°C.

Por outro lado, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem, podendo chegar aos 17°C (mínimas). Outro reflexo da atuação dessa massa de ar, nessas áreas do Estado, está relacionado aos índices de umidade, uma vez que, durante o dia estes poderão atingir níveis considerados preocupantes para o conforto humano (em torno dos 30%). É sempre bom lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mínimo ideal para este conforto seria de 60%.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar também está influenciando o tempo, embora com menor intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro, com poucas chances de chuvas. No entanto, são nessas áreas onde são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas podendo chegar aos 14°C. Vale lembrar que, com essa condição de tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com isso, requer maior atenção nesses horários.

Leia também:
Chapada: Fogo em Ituaçu sai do controle e brigadistas pedem ajuda para o combate

Essa massa de ar seco também está atuando nas regiões mais próximas ao litoral, como o Recôncavo, Nordeste e Sul, onde deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período. No entanto, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para a formação de nebulosidade em algumas localidades. Mesmo assim, são poucas as chances de ocorrer chuvas nesses locais. As temperaturas nessas regiões se manterão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 19°C e máximas de 33°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, não são esperadas mudanças significativas, ou seja, a massa de ar seco também está impedindo a influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. Com isso, o céu se manterá parcialmente nublado a claro, com poucas chances de chuvas. As temperaturas na capital baiana também se manterão estáveis nos próximos dias, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 31°C.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para essa quarta-feira (8) e quinta-feira (9) deverão variar de 7 a 9, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16h, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas