Moradores do entorno do Parque do Vale Encantado, em Patamares, na capital baiana, realizaram no último domingo (5), Dia Nacional do Meio Ambiente, uma caminhada alusiva à preservação do local, que vem sendo castigado constantemente com a mutilação, fazendo com que a consequência ambiental se torne cada vez maior na região. Na ocasião, crianças, adultos e idosos plantaram mudas de árvore durante o percurso e exigiram a proteção ambiental do Parque, criado em 2008.
A pré-candidata à vereadora pelo PSC, Lorena Brandão participou do evento, e pediu que os governantes se comprometessem em impedir intervenções na área. “Sofremos a cada dia com a degradação de áreas verdes como a do Parque do Vale Encantado. Precisamos entender que essa atitude é maléfica para o local, mas também para o bem-estar, da qualidade de vida de toda Salvador. Este é o último vale ainda natural na cidade, e isso significa que nascentes de água potável, a fauna e flora, as áreas remanescentes da Mata Atlântica e o desequilíbrio climático estão em risco”, disse Lorena Brandão.
O Vale Encantado tem um milhão de metros quadrados, onde Mata Atlântica, Rios, Lagoas, espécies de animais em extinção, fauna e flora em simbiose promovem drenagem natural de águas, ventilação natural, enriquecendo e conservação do microclima, não só da região mas de toda capital baiana. Além da caminhada e das seguidas manifestações contra a degradação do Parque, os moradores da região estão assinando uma petição pública, que já contêm 500 participações, e que será entregue às lideranças municipal e estadual, com o objetivo de proteger o que ainda sobrevive do local.