Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana com temperaturas mínimas de 16°C em municípios da Chapada Diamantina

Os descontos variam de acordo com o dia da semana | FOTO: Jornal da Chapada |

jornal
As menores temperaturas estão previstas para a Chapada Diamantina e Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

Neste final de semana, o tempo em parte da Bahia deverá ser influenciado pela frente fria, que continua se deslocando do Sudeste brasileiro em direção ao Oceano Atlântico e contribuindo para o aumento da nebulosidade na faixa centro-sul do Estado. Assim, para as regiões do Recôncavo, Sul, Sudoeste e setor centro-sul do Oeste e São Francisco, onde estão sob a influência dessa frente fria, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas. No entanto, estas chuvas deverão ser mais concentradas no Sul do Estado, onde não se descarta a ocorrência de acumulados significativos pontuais de chuva.

Nas demais regiões, a massa de ar seco permanece influenciando, predominantemente, o tempo, o que mantém o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período. Essa situação é mais evidente no Norte e setor centro-norte do Oeste e São Francisco, onde, além de deixar o céu ensolarado, também reflete nos índices de umidade que poderão chegar aos 30% em algumas localidades. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%.

Já no Nordeste e Chapada Diamantina, apesar da atuação dessa massa de ar seco, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para a formação de nebulosidade, mesmo assim, sem grandes chances de ocorrer chuvas. Quanto às temperaturas, os maiores valores continuam sendo esperados para o Oeste, São Francisco e Norte, com máximas podendo chegar aos 36°C.

Já as menores temperaturas estão previstas para a Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas atingindo os 14°C, o que é uma boa opção para os casais que preferem o tempo frio para comemorar esse dia. Na capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas.

Piatã e Lençóis devem registrar as menores temperaturas da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Inema |

Maré
Para o período entre os dias 10 (sexta-feira) e 12 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 7h e às 10h e entre 19h às 22h com valores variando de 1,5 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 01h às 04h e entre 13h às 16h, com valores variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de 10 (sexta-feira) a 12 (domingo) deverão variar de 06 a 09, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Alta e Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16h, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas