Estar em Igatu, conhecida também como a Machu Picchu baiana, que fica localizada no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, é descobrir um pouco da história da Bahia no auge e declínio dos diamantes. Neste período, Xique-Xique de Igatu, antigo nome da vila que foi uma das capitais do garimpo, era habitado por mais de nove mil pessoas e tudo na cidade foi feito de pedras. Hoje, apesar de ser um grande atrativo turístico por conta de suas belezas naturais, Igatu tem mais um motivo para que visitantes de todo o Brasil vão até lá. O Festival de Igatu. Evento que reúne grande artistas de renome nacional no vilarejo.
O Festival de Igatu combina paisagens espetaculares do lugar, um vilarejo localizado no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, com música de alta qualidade. No decorrer dos anos essa fórmula se repete com sucesso, sempre no segundo semestre, entre o fim de agosto e começo de setembro e é bom ir já se programando. Só para se ter uma ideia, artistas como Xangai, Mariene de Castro, Targino Gondim, Guilherme Arantes, 14 Bis, Flávio Venturini, Orquestra Sinfônica da Bahia, Jorge Vercilo, Vander Lee, entre outros já estiveram por lá animando os moradores e visitantes.
E mal acaba uma edição e o público já faz pedidos nas redes sociais para a contratação de seus artistas prediletos. Em breve deverá ser divulgada a programação com a lista de artistas e nós, do Jornal da Chapada, estaremos de olho para informar você. Hoje, pouco mais de 300 moradores mantêm o prazer de viver tranquilamente neste verdadeiro patrimônio da natureza, transitando, ao mesmo tempo, entre o passado, o presente e o futuro. Não é preciso motivos para passear por lá, mas o festival melhora tudo.
Jornal da Chapada