O Jornal da Chapada recebeu uma denúncia de funcionários do Núcleo Regional de Educação (NRE-14) em Itaberaba, na Chapada Diamantina, que não quiseram ser identificados, de que além de estar a três meses com salários atrasados os cerca de 20 trabalhadores foram obrigados a realizar a mudança dos móveis e utensílios para o novo prédio que servirá como sede. Conforme os funcionários, a saída do Tropical Center para a antiga sede da Vama Veículos se deu por falta de pagamento de aluguel. Inclusive há outra denúncia que afirma que alunos do Colégio Centenário, que estão com notas baixas, estariam permutando suas aprovações pelo trabalho nesta mesma mudança.
Segundo a diretora do órgão, Eliana Morais, o Governo do Estado afirmou ter repassado as verbas à empresa prestadora de serviços, responsável pela contratação dos terceirizados e cabe à empresa efetuar os pagamentos. Quanto à mudança para a nova sede, Eliana afirmou ao Jornal da Chapada, por telefone, que ninguém foi forçado a fazer a mudança. “Não vejo nada demais os funcionários levarem seus próprios documentos, pastas e caixas. Eu mesma carreguei os meus. E móveis ninguém levou, contratei pessoas com dinheiro próprio para fazer isso”, disse Morais.
A diretora relatou ainda que, inclusive, deu uma semana de folga a todos do NRE-14 por conta dessa mudança, para quem ajudou e para quem não estava lá. Quanto aos alunos ela disse que eles levaram apenas alguns livros e, também, por conta própria e não em troca de quaisquer favores. Eliana disse estar sendo vítima de denúncias de cunho meramente político, uma vez que tem procurado mudar a forma de gestão do órgão, que anteriormente nem livro de ponto tinha.
Por Adalício Neto / Jornal da Chapada