Os guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) ajudaram no resgate à turista dinamarquesa Jeanette Stustad, na noite da última terça-feira (28), no alto da Cachoeira da Fumaça, após ela sofrer uma torção no tornozelo durante a trilha. Ela estava acompanhada de guias da empresa de turismo Chapada Adventure Daniel, que pediram apoio à ACV-VC.
Segundo o condutor Tato Guia, da ACV-VC, um dos dois guias que estavam com o grupo de cerca de 12 visitantes, desceu até o ponto onde estava o rádio comunicador e entrou em contato com a associação por volta das 15h.
“Em 45 minutos seguimos para o local. Fomos com os guias que conseguimos, mesmo não sendo o ideal”, contou Tato ao Jornal da Chapada. De acordo com ele, deveriam subir 13 pessoas, seis para segurar a maca, mais seis para revezar com esses e mais um líder. Ao total eles subiram com cinco condutores da ACV-VC e atuaram em conjunto com os dois guias do Chapada Adventure Daniel.
Flávia Brívio, da Chapada Adventure, informou que foi de suma importância a atuação dos guias do Capão e que a turista foi encaminhada ao hospital de Lençóis pela empresa de turismo assim que retornou do Capão.
“Ao que parece ela ficou com medo de descer a trilha com a lesão, mas não foi preciso enfaixar o tornozelo. Ela foi apenas medicada e segue para Salvador ainda hoje (29)”, afirmou Flávia.
Por Adalício Neto / Jornal da Chapada