Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Jornada Pedagógica 2016 reúne profissionais do Ifba de Seabra até esta sexta

foto67
A jornada debate as principais dificuldades identificadas no ano letivo de 2015 e propõe alternativas para o novo ciclo acadêmico | FOTO: Divulgação/Marivaldo Oliveira |

Até esta sexta-feira (1º), toda a comunidade profissional do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Seabra, na Chapada Diamantina, participa da Jornada Pedagógica 2016. Com o tema “Desafios do Ensino Médio Profissionalizante”, o evento tem sido uma oportunidade para compartilhar ideias, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo. No primeiro dia, na terça-feira (28/6), o professor convidado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marcus Túlio Pinheiro, doutor em ciência da educação, explicou a importância da interdisciplinaridade no contexto do ensino médio técnico integrado, através de palestra e debate.

Pela tarde, foram apresentadas as disciplinas das áreas técnicas de informática e meio ambiente para o planejamento das ações que serão realizadas em conjunto durante o novo ano letivo. Essa atividade se estendeu até o segundo dia, 29/6. Nesta quinta-feira (30), a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Anni Carneiro, que também é psicóloga e psicoterapeuta, está discutindo a relação entre gênero, corpo e conhecimento por meio de roda de diálogo e oficina. Na sua fala inicial, a pesquisadora enfatizou o respeito às diferenças, sobretudo no ambiente escolar, destacando aspectos de diversos campos, como biologia, história, sociologia e antropologia.

Anni também apresentou a base das teorias feministas atuais e de suas críticas à história tradicional, abrangendo o fazer político em sua reflexão. “Temos de pensar o quanto continuamos a ser ‘colonizados’ ainda hoje e lutar pelo direito de ‘ser’. É preciso levar em conta as subjetividades e os saberes locais em nossas ações”, comentou. Na sexta, será o momento para refletir sobre as principais dificuldades identificadas no ano letivo 2015 e propor alternativas para este novo ciclo acadêmico, que começa na próxima segunda-feira (4). Mais informações em http://goo.gl/nIyjiJ. As informações são da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas