Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Crise política pode favorecer ACM Neto; Rui diz que nada é definido antes das eleições

rui e neto
O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto | FOTO: Reprodução/Secom/GOVBA |

Os problemas internos e com aliados do PT estão sendo vistos como um grande empecilho para a vitória de um político apoiado pelo governador Rui Costa. Há, inclusive, um clima de favoritismo entre os que defendem a candidatura à reeleição de ACM Neto (DEM). Neto também tem uma base sólida, formada por 15 partidos. Dos 43 vereadores de Salvador, a sua reeleição conta com o apoio de 31 deles. Faltando poucos meses para a eleição, a oposição ao atual prefeito ainda permanece indecisa se opta por uma candidatura única ou investe na tese de múltiplas candidaturas na tentativa de levar a disputa para um eventual segundo turno.

O PT estava tendendo a apoiar uma possível candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB), enquanto a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) diz que já assegurou o apoio do PSD à sua pré-candidatura. Rui Costa decidiu falar sobre a sucessão em Salvador após um período de silêncio. Em solenidade que homenageou os profissionais do programa Mais Médicos, no último sábado (9), ele falou da corrida eleitoral e defendeu a fragmentação da base em várias candidaturas para enfrentar o prefeito ACM Neto.

“Onde tem segundo turno, como em Salvador, deve-se apresentar com mais de um candidato para possibilitar maior debate com a população”, disse. Governador aproveitou para alfinetar ACM Neto, afirmando que não se ganha eleição com antecedência. “O caminho mais curto para perder uma eleição é achar que já ganhou”.

Rui admitiu que pensou em defender o nome da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, para a corrida eleitoral pelo PCdoB, “na medida em que isso possibilitaria uma determinada estratégia política e eleitoral”. O nome escolhido pelo partido para a disputa foi a deputada federal Alice Portugal. Jornal da Chapada com informações do Brasil 247/Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas