Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Movimentos sociais ocupam sede do Incra na capital federal

Brasília - Integrantes de movimentos sociais ocupam o edifício sede do Incra, em Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

foto67
Integrantes de movimentos sociais ocupam o edifício sede do Incra, em Brasília | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |

Movimentos sociais ligados à luta pela reforma agrária e a centrais sindicais ocuparam nesta segunda (11) a sede nacional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília. Entre as principais reivindicações, eles pedem que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) seja recriado. O MDA foi extinto e teve suas secretarias incorporadas ao Ministério da Agricultura na reforma ministerial promovida em maio pelo presidente interino Michel Temer.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas participam da ocupação, que conta com integrantes de pelo menos dez movimentos sociais, entre eles o Movimento de Luta pela Terra (MLT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento de Resistência Camponesa (MRC) e a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores Brasileira (CTB).

Os manifestantes trouxeram colchões, panelas, botijões de gás e alimentos. Segundo os líderes dos movimentos, todos os 21 andares do prédio estão ocupados, incluindo o 18° andar, onde fica o gabinete do presidente do Incra, Leonardo Góes Silva, nomeado há menos de um mês por Temer. A coordenadora nacional do Movimento Social de Luta, Raquel Lima, disse que a ocupação do prédio poderá durar até um mês.

Os manifestantes foram recebidos por representantes da Ouvidoria Agrária Nacional por volta das 9h, mas exigem um reunião com a diretoria do Incra. Eles pedem melhorias nas política públicas voltadas para os pequenos agricultores e que seja criada uma nova ouvidoria agrária, com mais independência em relação ao governo. A assessoria do Incra informou que até o momento não se reunião com os manifestantes e, portanto, ainda não se posicionou sobre as demandas do movimento. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas