Ícone do site Jornal da Chapada

IF Baiano lança plataforma de cursos livres e gratuitos

foto6
Qualquer pessoa pode se inscrever; cursos na área de tecnologia | FOTO: Reprodução |

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) lança a plataforma MOOC (Massive Open Online Course) que disponibiliza cursos livres, em vídeo, produzidos pelo Instituto Time do IF Sul de Minas, na área de tecnologia. Qualquer pessoa pode se inscrever e cursar gratuitamente. Os cursos MOOC são de curta duração, com carga horária em torno de 30h/aula, sendo 3h a 5h de vídeo. Além disso, há atividade para fixação de conteúdos, ferramentas de apoio como fóruns e materiais didáticos. Ao final do curso, o aluno recebe um atestado de realização.

Uma das características dos conteúdos da plataforma é a contextualização, onde o conhecimento vai sendo coproduzido por todos. “Essa portabilidade, aliás, é uma das grandes vantagens dessa plataforma e, a partir de sua implantação em toda Rede Federal, poderemos trocar conteúdos, multiplicando a capacidade de criação de cursos. Muitos cursos poderão ser incorporados ao portfólio, sem falar nas produções que serão feitas pela própria comunidade do IF Baiano”, disse o assessor especial, Agnaldo Freire.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. (Saiba mais:TIM Tec: reunião com Setec e IFs)

Acesse: MOOC IF Baiano (http://mooc.ifbaiano.edu.br/ )

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas