Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Estado tem o Vale do Jiquiriçá retirado do Mapa do Turismo

net
A cachoeira do Prazeres na região do Vale | FOTO: Reprodução |

A região baiana do Vale do Jiquiriçá está fora do Mapa do Turismo. O ranking, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), não conta mais com o território denominado “Caminhos do Jiquiriçá – Circuito do Vale do Jiquiriçá” e suas nove cidades, como foi divulgado na última terça-feira (12). São elas: Cravolândia, Elísio Medrado, Jiquiriçá, Laje, Milagres, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Itiruçu. As cidades ficaram fora do “Mapa” pelo fato de não terem criado um órgão responsável pelo turismo, seja secretaria, fundação, coordenadoria, gerência, departamento ou diretoria, com orçamento próprio. Elas também precisariam assinar um termo de compromissos, como prevê a portaria do MTur que organiza o Mapa.

Além dos municípios citados, também saíram da lista as cidades da Chapada Diamantina: Bonito, Utinga, Iramaia, Jussiape, Souto Soares e outros municípios baianos como Aratuípe, Muniz Ferreira, Antônio Gonçalves, Érico Cardoso, Rio do Pires, Paramirim, Gentio do Ouro, Pau Brasil, Itanagra, Jandaíra, Presidente Tancredo Neves, Belmonte, Itabela, Formosa do Rio Preto, Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Candeal, Cipó, Euclides da Cunha, Nova Soure, Teofilândia, Abaré, Remanso, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus e São Felipe.

De acordo com o Ministério, o Mapa do Turismo define o recorte de território que deve ser trabalhado como prioridade pela pasta federal. Ele ajuda no ordenamento e auxilia tanto o governo federal e os estados com políticas públicas para o setor. O Mapa tem hoje 2.175 municípios em 291 regiões turísticas em todo país. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas