Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Laboratório do Ifba em Salvador recebe acreditação do Inmetro

ifba
O Labprosaud faz parte do Polo de Inovação Salvador do Ifba, sendo resultado dos esforços e planejamento do campus Salvador, com apoio da Reitoria | FOTO: Divulgação/Iali Moradillo |

O Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud) do Instituto Federal da Bahia (Ifba) mais uma vez saiu na frente. No último dia 11 de julho, tornou-se o primeiro laboratório brasileiro a receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

A conquista também o qualifica como o primeiro no Brasil na realização de ensaios em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico, bem como na realização de ensaios em vestimentas de proteção contra raios x. Entre os equipamentos avaliados pelo Labprosaud, estão luminárias cirúrgicas e aventais utilizados para a realização de radiografias nos consultórios odontológicos. “É fundamental realizar o gerenciamento de riscos dessas tecnologias, para garantir procedimentos para a população com qualidade e segurança”, explica o coordenador do laboratório, Marcus Navarro.

Navarro ainda esclarece que a acreditação representa o reconhecimento do órgão oficial brasileiro e possibilita que os serviços também sejam realizados para outros países com validação legal. Empresas, instituições e pessoas, que utilizem qualquer tipo de medidor de radiação em radiodiagnóstico, podem solicitar os serviços. O Labprosaud faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS) do Ifba, sendo resultado dos esforços e planejamento do campus Salvador, com apoio da Reitoria.

Credenciamentos
O Labprosaud ainda tem avançado em credenciamentos em outras instituições. Em maio, aderiu à Rede de Serviços Tecnológicos para Produtos para a Saúde (Prodsaude), do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), para atuação em equipamentos médicos. Desde 2015, também é o único em funcionamento credenciado no Brasil, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), para realizar ensaios em vestimentas de proteção contra Raios-X. Mais informações www.jacobina.ifba.edu.br .

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas