Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Professor de química do Ifba de Seabra participará de encontro nacional em Santa Catarina

ifba
O Encontro Nacional de Ensino de Química acontece na cidade de Florianópolis entre 25 e 28 de julho | FOTO: Divulgação/Marivaldo Oliveira |

Com o título “A interiorização do ensino de Química e seus novos paradigmas: estequiometria sem cálculo”, o estudo de autoria do professor do Ifba, campus do município de Seabra, na Chapada Diamantina, Carlos Carvalhido, foi aprovado para apresentação no XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), que, neste ano, acontece na cidade de Florianópolis (SC), de 25 a 28 de julho. O trabalho tem por objetivo fazer uma análise do conhecimento prévio dos estudantes quanto aos conceitos químicos básicos relacionados ao tema estequiometria, parte da química que trata das relações de massas entre reagentes e produtos que participam de uma reação química. “O intuito era ter uma ideia da carência de professores licenciados na área de Ciências”, ressalta Carvalhido, que é doutor em química.

Após aplicação de questionário, o docente chegou à conclusão de que a deficiência em outras áreas, como a matemática, reflete diretamente no aprendizado da química, indicando o desenvolvimento de novas práticas, como a elaboração de material didático específico, para suprir as lacunas existentes no processo de formação desses jovens. Considerado o maior e mais importante evento da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Encontro acontece bienalmente, sendo promovido, em 2016, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Estadual de Educação (IEE). As informações são da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas