Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Conselho discute prevenção de incêndios florestais em Parque Nacional

foto67
A chefe do PNCD, Soraya Martins, e o conselheiro da Defesa Civil, Paulo Sérgio Menezes, durante encontro na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Parna |

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Conparna-CD) se encontrou, na última sexta-feira (15), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibicoara, para a sua 55ª reunião ordinária. Representantes de brigadas voluntárias, bombeiros, defesa civil e diversas entidades que, de alguma forma, estiveram envolvidas nas ações de combate aos incêndios florestais, realizaram uma avaliação sobre a temporada de 2015 juntamente com os conselheiros.

Também foram levantadas diversas ações de prevenção a serem implantadas neste ano, como por exemplo, a produção de vinhetas para rádios e cartilhas informativas, treinamento conjunto das instituições que atuam diretamente no combate a incêndios e aquisição de equipamentos. A próxima reunião do Conparna-CD será realizada no dia 25 de agosto, no município de Andaraí, e dará seguimento ao plano de trabalho.

Trabalho de grupo para definição de plano de ação do Conparna-CD com discussão sobre o modelo de propagação dos incêndios florestais | FOTO: Divulgação |

“Nas últimas duas reuniões do Conparna-CD, os conselheiros levantaram uma série de temas para serem discutidos no período de 2016-2018. O tema elencado como de maior prioridade foi a prevenção de incêndios, assunto que foi o foco principal das discussões do último dia 15. Inicialmente, a equipe do Parna Chapada Diamantina apresentou suas ações de planejamento e recursos disponíveis para a próxima temporada de incêndios”, aponta trecho de texto enviado ao Jornal da Chapada.

Sobre o Conselho Consultivo
A direção do Conparna-CD, que atua há 15 anos na região, acaba de ter sua composição renovada. “Constitui-se numa instância de participação na gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina, tendo representações de comunidades, associações, brigadas de incêndio, universidades, prefeituras e outros órgãos públicos. Realiza quatro reuniões por ano em caráter itinerante. Suas reuniões são abertas ao público”, frisam os diretores em nota.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas