A campanha publicitária da marca esportiva XXL Sport & Villmark para os Jogos Olímpicos do Rio tentou dar uma ar realista ao lugar e sua gente. A peça promocional é ambientada em uma favela carioca e tem como protagonista um garoto que tenta devolver a carteira que cai do bolso de um motociclista. Nesse intermédio policiais, que pensam se tratar de um “trombadinha” realizando um furto, iniciam uma perseguição ao menino. Durante o filme, quadras poliesportivas e espaços de treinamento são evidenciados como um espaço de vivência entre os esportistas dali e mostram um pouco de esportes olímpicos.
Após uma série de aventuras, algumas um pouco bizarras (como quando o menino pega carona com um homem que voa de asa delta), ele consegue finalmente devolver a carteira ao personagem. O dono da carteira é Ronaldinho Gaúcho, que se apresenta e salva o dia, para a felicidade dos agentes policiais. O vídeo termina com uma pelada na praia entre o menino, Ronaldinho e policiais.
“Quando os Jogos Olímpicos começarem no Rio, será um momento de grandes realizações esportivas, samba e festividades coloridas. No entanto, nem todo mundo fará parte das festividades. Porque, apesar de sua beleza, o Rio é uma cidade de contrastes. Na sombra das celebrações Olímpicas você vai encontrar as crianças de rua do Rio vivendo em favelas onde a brilhante imagem da Olimpíada é apagada pela pobreza e condições difíceis”, diz a marca em sua página oficial do YouTube, onde o vídeo foi divulgado. Com informações de Pragmatismo Político.