Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lajedinho é o município com menor número de eleitores na Bahia; confira aqui

Exigir que o eleitor carregue o título como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes | FOTO: TRE-SC/ Divulgação |

titulo
São apenas 3.254 eleitores na pacata cidade da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

Lajedinho, na Chapada Diamantina, é o município baiano com o menor eleitorado, de acordo com dados estatísticos oficiais das Eleições 2016 anunciados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, nesta segunda-feira (25). São apenas 3.254 eleitores na pacata cidade da Chapada, que ainda se recupera da enchente que vitimou 18 pessoas no ano de 2013. Mantendo o histórico dos anos anteriores, o maior quantitativo de pessoas aptas a votar está em Salvador, com 1.948.154 eleitores. Em segundo lugar, vem Feira de Santana, com 397.590 eleitores. O terceiro da lista é Vitória da Conquista, com 230.598. Por terem, cada uma, mais de 200 mil eleitores, estas três cidades continuam sendo aquelas onde há a possibilidade de ocorrer segundo turno nas eleições.

O comunicado de Hirs foi feito após pronunciamento do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista coletiva à imprensa realizada também nesta segunda. Entre os números, consolidados após o fechamento do cadastro eleitoral ocorrido em maio deste ano, está o eleitorado baiano apto a comparecer às urnas nas eleições deste ano. Dos cerca de 144 milhões de eleitores em todo o Brasil, 10.570.085 estão na Bahia, o que inclui um total de 1.463.674 já prontos para se identificarem por meio da biometria, isto é, pela leitura das impressões digitais, e 9.106.411 pela identificação tradicional.

Em todo o país, 5.568 municípios deverão ir às urnas em 2 de outubro para escolher os seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Na Bahia são 417 municípios, sendo que em 43 deles a votação ocorrerá com identificação biométrica, 79 sem biometria e 295 por meio da identificação de forma híbrida (onde parte do eleitorado se identificará pelo modo tradicional e outra parte pela modalidade biométrica). Todos os dados podem ser acessados facilmente pelo site do TRE baiano, onde constam ainda números como quantidade de eleitores por grau de escolaridade, faixa etária, entre outros indicadores. A visualização é feita pelo menu “Eleições”, link “Eleições 2016”, opção “Estatísticas Eleitorais 2016”Confira no site todos os dados estatísticos. Com informações do TRE-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas