Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil é bronze na Olimpíada Internacional de Biologia realizada no Vietnã

foo6
Estudantes brasileiros são os únicos da América Latina a ganhar medalha na competição internacional | FOTO: Divulgação |

Brasil levou duas medalhas de bronze na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês) em Hanoi, Vietnã. A competição intencional, que terminou hoje, recebeu estudantes de ensino médio de 72 países, sendo mais de 250 competidores. Depois de uma maratona de provas práticas (bioquímica, botânica, zoologia e biologia molecular), e teóricas, toda equipe brasileira foi premiada pelo seu desempenho. Os alunos Victor Tsuda e Matteo Ebram (ambos de São Paulo) e Bruno Valério (Paraná) conseguiram medalhas de bronze. Luís Eduardo Fernandes do Ceará conseguiu uma menção honrosa.

Ressalta-se que o Brasil foi o melhor país ibero-americano da competição. Os espanhóis e portugueses ganharam duas e uma medalha de bronze, respectivamente. Argentina, México e Costa Rica não obtiveram medalhas. De acordo com o professor Rubens Oda (RJ), líder da equipe junto com o professor Daniel Berto (SP), não temos muitos motivos para comemorar. ” não houve investimento do governo para nossa participação internacional, as próprias escolas dos alunos pagaram nossa participação. Países como China, EUA, Coreia e Cingapura sempre conseguem as medalhas de prata e ouro”. Este ano o primeiro colocado geral foi de Cingapura.

“Nosso time foi selecionado na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pela Associação Nacional de Biossegurança- ANBio teve cerca de 70.000 alunos em sua primeira fase. São alunos de ensino médio com um potencial incrível, que além de saberem muita biologia, se saíram muito bem no treinamento prático, que este ano ocorreu no Instituto Butantan em São Paulo, agradecemos muito a todos os alunos, professores e coordenadores que acreditaram no projeto da OBB.” O Brasil sediará ainda em Brasília (UNB) a X Olimpíada Ibero-americana de Biologia em setembro de 2016. Todos os anos, alunos do ensino médio podem se inscrever gratuitamente para participarem das eliminatórias nacionais das olimpíadas de biologia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas