Ícone do site Jornal da Chapada

Emissão de Carteira de Trabalho agora exige Certidões de Casamento ou Nascimento

carteira
Novo sistema on line de emissão da Carteira de Trabalho visa promover maior segurança e otimização do serviço | FOTO: Reprodução |

O cidadão que desejar obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – para primeira ou demais vias – precisa ficar atento aos novos documentos que devem ser apresentados no ato da solicitação. Em junho, a Bahia passou por um processo de modernização do sistema utilizado na geração da CTPS. Com as mudanças implementadas pelo novo sistema, a Certidão de Nascimento e/ou Casamento foram incluídas na lista de documentos obrigatórios para a solicitação do documento.

Com a alteração, para a 1ª via da CTPS, o trabalhador deve apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e as Certidões acima referidas. Já quem quer dar entrada nas demais vias deve portar, além destes documentos, um Boletim de Ocorrência de Perda/Roubo/Extravio da Carteira de Trabalho original com indicação do número e série, ou a CTPS anterior caso ainda a possua.

Novo sistema
O novo sistema tem como finalidade ampliar a segurança e otimizar o serviço de emissão da CTPS. A etapa baiana do processo de substituição do sistema ainda está em andamento, e algumas unidades apresentam instabilidade no serviço. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vem trabalhando para normalizar todo o atendimento o mais breve possível.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas