Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Acusado de latrocínio é linchado após revolta popular em Morro do Chapéu

foto6
José Nilton Dias Damião, conhecido como “Filó”, foi morto por populares | FOTO: Montagem do JC |

A morte do adolescente de iniciais, F.G, de 15 anos, filho de um empresário conhecido em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, na última quinta-feira (28), gerou uma revolta nos moradores da cidade que culminou no linchamento de José Nilton Dias Damião, conhecido como “Filó”, de 24 anos. Ele era suspeito pelo latrocínio, roubo seguido de morte, ao garoto que reagiu ao assalto de um celular.

Populares invadiram a delegacia, espancaram o suspeito até a morte e depois atearam fogo em seu corpo. Um adolescente, também suspeito do crime, foi detido, mas conseguiu escapar da fúria popular ao se esconder na delegacia, segundo a delegada responsável Lúcia Jansen. “O menor já foi retirado do local”, contou a delegada ao Jornal da Chapada. Segundo Jansen, F.G. foi atingido por arma de fogo no olho e não resistiu ao ferimento.

“Tentamos comover as pessoas, pedindo para acreditarem na Justiça, mas não teve jeito. Eram muitas pessoas. Fiquei na frente da delegacia, mas não consegui impedir a ação”, disse a delegada. Filó foi reconhecido por testemunhas por esse crime e, conforme a polícia, ele já era procurado há algum tempo por ações criminosas na cidade.

As informações passadas pela titular da delegacia de Morro do Chapéu dão conta que será instaurado um procedimento referente ao linchamento na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). O Jornal da Chapada entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão e da Polícia Civil, mas ainda não teve acesso às informações desse inquérito.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Sair da versão mobile