A Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece na próxima semana, tem uma programação variada aos amantes da literatura em geral. Serão encontros com autores, apresentações musicais, oficinas, entre outros. Na programação do Fligê estão o poeta e músico José Carlos Capinam e o escritor, deputado federal e jornalista Jean Wyllys (Psol). A autora e psicóloga Tahiana Andrade S. Borges, que reside na Chapada Diamantina, apresentará seu livro ‘Memórias do Bullying’. E o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, ministrará a conferência “Histórias e Memórias: a lavra da palavra”.
Nesta primeira edição da feira haverá ainda uma homenagem a Afrânio Peixoto (1876/1947), escritor baiano nascido em Lençóis, que dedicou a carreira para narrar histórias da Chapada Diamantina. A vida e trajetória do autor serão relembradas durante a Fligê, em uma exposição sob a direção do artista Vinícius Gil. Além disso, uma mesa redonda intitulada “Afrânio Peixoto, construtor de personagens femininos” integra a programação.
Jornal da Chapada
Confira abaixo a programação disponibilizada pela organização do evento.
Conferência: Histórias e memórias: a lavra da palavra
Dia: 11 de agosto
Horário: 20h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Conferencista: Jorge Portugal (Educador, poeta e compositor) – Conhecido pela autoria de composições que integram a memória afetiva dos baianos e ds brasileiros, como “A massa”, em parceria com Raimundo Sodré, e “Alegria da Cidade”, parceria com Lazzo Matumbi, é professor de Língua Portuguesa e Redação e Estudou Psicologia na Universidade Federal da Bahia. Idealizou projetos culturais e educativos como “Aprovado”, “Tô Sabendo”, “Circulador Cultural” e “Manuel Faustino”. Este último, batizado em homenagem a um dos líderes da Revolta dos Búzios, levava alunos da rede pública para estudar em cursinhos particulares. Atualmente é Secretario de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
Encontro Autoral 01
Dia: 12 de agosto
Horário: 15h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Tema: A Mulher, a Fé e a Leitura
Resumo: A trajetória da mulher pelos tempos. A relação da mulher-leitura como reflexo direto da relação mulher-sociedade. A mulher vista como agentes do demônio. A leitura vista como instrumento de perdição da mulher. A aprendizagem da leitura pelo elemento feminino concebida apenas como meio para o reforço da fé. Mulheres que conseguem romper a opressão e escrever literatura. Novos papéis sociais para as mulheres no século XX. Outras perspectivas para o século XXI. A relação leitura, mulher e fé transcendendo para a arte e para militância política.
Autora: Ana Isabel Macedo – Professora, escritora.
Encontro Autoral 02
Tema: A Coluna Prestes na Bahia: 90 Anos
Dia: 12 de agosto
Horário: 18h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: Uma das justificativas a ser abordada será a descrição da Marcha da Coluna Prestes na Bahia, através do campo simbólico, onde a divulgação da marcha passou a ser conhecida. Atualmente, o grande objetivo de escrever ou mesmo de palestrar sobre o tema, incumbe uma responsabilidade com a própria História desse País, considerando que a minoria da população conhece e reconhece a própria identidade. Em momento de um evento desse porte, temos a responsabilidade de considerar nossa gente, e incentivá-los a não abstrair-se da própria identidade.
Autor: Renato Luís Sapucaia Bandeira –Escritor e Jornalista.
Encontro Autoral 03
Tema: Leitura, politica e resistência
Dia: 12 de agosto
Horário: 19h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: Uma das expressões da arte literária em uma sociedade injusta e desigual é a de induzir contextos estéticos de criação de novas formas de convivência social que resistem a ideologias hegemônicas e revelem a potencialidade da leitura como um dos meios para alterar e romper com paradigmas cristalizados de opressão social. Se ler é um ato politico, uma forma de interpretar o mundo, resistir à alienação é uma atitude a ser cultivada no próprio movimento de (re)ler-se enquanto cidadão e autor de seu projeto de vida.
Autor: Jean Wyllys – Escritor, deputado federal e jornalista.
Encontro Autoral 04
Tema: Os contos de fada e a construção discursiva do imaginário infantil
Dia: 13 de agosto
Horário: 10h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: O segmento de literatura para o público infanto juvenil é discursivizado pelo imaginário do conto de fadas em todo e qualquer canto do mundo. Na particularidade brasileira, o nosso folclore e peculiar contexto cultural amplia a entrada desse sujeito social criança em cenários mágicos, materializando a infância como um apalavra viva que perpetua nos contos, no exemplo da leitura de geração para geração, no mote do Era uma vez e Foram felizes para sempre, nas narrativas líricas de despedidas e encontros. Esses contextos, fugindo do discurso moral, apresentam estética da criação literária e da formação lúdica para esse público.
Autora: Palmira Heine – Escritora, professora universitária e contadora de estórias.
Encontro Autoral 05
Tema: Leitura, emoção e cidade: a magia das narrativas
Dia: 13 de agosto
Horário: 15h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: A cidade é uma metáfora da vida interior. Imagens de fluxos contínuos e descontínuos captadas pelas lentes do olhar literário traduzem as angústias e desilusões, os afetos e sonhos dos humanos na existência que nos limita e circunda as relações sociais. Percorrer as vias literárias da cidade evoca memórias que expressam narrativas literárias que aproximam tempos e espaços já vividos e os que se perspectivam viver. Emocionar-se.
Autor: Aleilton Fonseca – Escritor, ficcionista, poeta, professor, membro da Academia de Letras da Bahia.
Encontro Autoral 06
Tema: Acessibilidade em Espaços Culturais: mediação e comunicação sensorial.
Dia: 13 de agosto
Horário: 17h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: A escolha de investigar prioritariamente os museus e espaços culturais brasileiros resultou em novas descobertas que abriram possibilidades de análise e conclusões e levaram a um cenário extremamente positivo e esperançoso: o sonho da “mudança cultural” a caminho de uma comunicação humana e livre de barreiras nos espaços culturais, que se proponha a ser acessível e inclusiva para todos os indivíduos, independentemente de suas características físicas, sensoriais, cognitivas, psíquicas, psicológicas e sociais.
Autora: Viviane Sarraf – Pesquisadora e escritora.
Encontro Autoral 07
Tema: Leitura, vida e liberdade
Dia: 14 de agosto
Horário: 10h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: Em um ciclo de retorno a ideologias fascistas, como as vivenciadas na história recente da sociedade brasileira e também em países europeus, a palavra liberdade se inscreve como ato necessário para preservar os valores estéticos e éticos de viver em sociedade que se oprime e se reprime nos atos mais banais do cotidiano e nas formas de aperfeiçoar a violência simbólica. Ler para si, Ler para o outro, Ler com o outro são dimensões da vida que tendem a formar e induzir valores de preservação do direito à vida em sua plenitude.
Autor: Eduardo Ledo – médico e escritor.
Encontro Autoral 08
Tema: Produção Literária Independente e Processo criativo
Dia: 14 de agosto
Horário: 15h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: A partir da experiência da artista como editora da Sociedade da Prensa/Edtóra, coletivo baiano de artes gráficas, a professora e escritora, Laura Castro, fará uma fala sobre processo criativo, autopublicação e as possibilidades do cenário de publicações independentes.
Autora: Laura Castro – escritora e professora.
Encontro Autoral Especial – Diálogo Autoral
Título: A Poesia na MPB
Dia: 14 de agosto
Horário: 17h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Resumo: Considerações em torno do binômio Música & Letra, na Música Popular Brasileira, com foco na poesia e parcerias musicais dos palestrantes.
Convidados: José Carlos Capinam – Letrista, poeta e escritor.
Fernando Oliveira – Letrista, poeta e escritor.
Oficinas:
Título: Fotografia na lata
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 12h
Ementa: O projeto “Fotografia na Lata – essa ideia cola” é um curso de fotografia para iniciantes, direcionado a jovens de 10 a 17 anos, que utiliza métodos simples e materiais comuns, para facilitar o entendimento do processo de formação e captura da imagem durante o fazer fotográfico. Utilizando um material não convencional, como uma “lata”, o jovem entrará em contato com a linguagem da fotografia, transformando, desmistificando e organizando este material para expressar a sua ideia.
Instrutor: Vivaldo Leão
Título: Oficina de Ilustração: noções em aquarela
Dia: 12 ou 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 6h
Número de Participantes: 30 pessoas
Faixa Etária: Acima de 15 anos
Ementa: A partir de exercícios práticos para reconhecimento de cor, forma, estrutura e espaço, e do estudo do trabalho de artistas referenciais na história da arte, a oficina explora as possibilidades e os recursos da aquarela, com foco na investigação e no desenvolvimento de projetos pessoais ou projetos que envolvam capa de livros, CDs, imãs, adesivos, cartões, etc.
Instrutora: Ully Flores
Inscrição – Oficina de Ilustração: noções em aquarela
Título: A t r a V e r s o
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 12h
Ementa: Combinando criação literária com técnicas de arte urbana, a oficina pretende incitar os participantes a criar narrativas a partir de derivas e incursões diversas pela cidade. Para tanto, o grupo de participantes partiria da ideia de personagens andarilhos e palavras migrantes, inclusive sendo afetados pela cidade escrita – seus letreiros, pixos, sons, entre outros elementos – para atravessar a cidade no passo do verso.
Instrutores: Laura Castro e Gabriel Nast
Título: Leitura e interpretação de texto dramático
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local:Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 12h
Ementa: Exercícios de leitura, análise e interpretação de textos literários, em forma de monólogo e diálogo, precedidos de exercícios corporais e vocais preparatórios para a atuação cênica. Prática de jogos teatrais e improvisações em grupo, visando à criação de um roteiro de encenação e à apresentação pública de resultados.
Instrutor: Sérgio Coelho Borges Farias
Título: Fundamentos da Voz
Dia: 12 e 13 de Agosto
Horário: 9 às 12h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 6h
Número de Participantes: 40 pessoas
Faixa Etária: Livre
Ementa: A oficina aborda todos os princípios da utilização da voz de maneira saudável e eficiente, além de sua aplicação como ferramenta para auto-conhecimento, colocação pessoal e expressão, embasados em explicações teóricas com projeção de imagens ilustrativas e exercícios práticos; encerramento com jogos interativos , como prática lúdica de tudo que foi ensinado e exemplificado em aula.
Instrutora: Daniela Lasalvia
Inscrição – Fundamentos da Voz
Título: Oficina de Literatura de Cordel
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 09 às 12h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 6h
Ementa: Oficina que conta a História da Literatura de Cordel, com ênfase em exemplos de cordéis e cordelistas famosos. Também tem como foco os tipos de rimas, o mote e a sextilha. No final haverá a apresentação dos versos produzidos.
Instrutor: Rodrigo Sestrem
Título: Palavras na rede: escrever e postar, é só começar!
Dia: 12 ou 13 de Agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 6h
Número de Participantes: 70 pessoas
Faixa Etária: Jovens e adultos
Ementa: Consiste em exibição de imagens provocativas e técnicas de escrita, além de dicas de como a rede social se comporta em relação à leitura. O participante contará com estímulos audiovisuais e será incentivado a produzir textos para serem devidamente postados.
Instrutor: Maria Carolina de Souza Oliveira
Inscrição – Palavras na rede: escrever e postar, é só começar!
Título: Babilaques
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 12h
Número de participantes: 20 pessoas
Faixa Etária: livre
Ementa: Trata-se um laboratório de escrita criativa que visa estimular uma relação dinâmica com o texto através da fusão de elementos das artes visuais, cênico-performativas e literárias. A oficina é inspirada no procedimento poético Babilaques, proposto pelo poeta Wally Salomão, que em seu processo de construção poética experimentou diversos suportes para seus textos, atento aos diferentes meios pelos quais a poesia é capaz de se realizar quando dissolvida no campo da experiência.
Instrutora: Izis Mueller
Título: Dos fios das canções nascem narrativas biográficas
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Ementa: Discute a potência das canções populares como dispositivos capazes de gerar novos processos de subjetivação. Partilha performances biográficas, construídas a partir das canções que marcaram a vida dos sujeitos. Identifica e discute os saberes não formais que influenciaram os processos de subjetivação de cada participante. Analisa a importância das performances biográficas nos processos de autoformação. Reconhece os sujeitos como seres polifônicos.
Instrutor: Silvio Roberto Silva Carvalho
Título: Educando com histórias
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Carga Horária: 12h
Número de participantes: 25 pessoas
Faixa Etária: Jovens e Adultos
Ementa: Discute a potência das canções populares como dispositivos capazes de gerar novos processos de subjetivação. Partilha performances biográficas, construídas a partir das canções que marcaram a vida dos sujeitos. Identifica e discute os saberes não formais que influenciaram os processos de subjetivação de cada participante. Analisa a importância das performances biográficas nos processos de autoformação. Reconhece os sujeitos como seres polifônicos.
Instrutora: Ana Flávia Basso
Inscrição – Educando com histórias
Título: Lambe-Lambe: Fotografia e Rua
Dia: 12 e 13 de agosto
Horário: 9 às 12h/14 às 17h
Local: Colégio Horácio de Matos
Ementa: Em quatro encontros, propõe-se o estudo e a prática das artes visuais com a criação e execução de um projeto visual que se relacione com o ambiente e interaja com as pessoas, partindo dos tópicos iniciais “Lambe-lambe”, “Fotografia” e “Rua”. A oficina tem início com uma discussão sobre as artes visuais, as possibilidades de intervenção no espaço urbano, modos de composição, criação e bricolagem, dinâmicas de produção de imagens e discussões sobre o fazer artístico. No segundo momento, o grupo trabalhará na criação de uma intervenção visual que contemple os temas levantados nas discussões, focalizando a produção e a curadoria das imagens produzidas. Num terceiro momento, as imagens produzidas pelo coletivo serão coladas por eles em locais do entorno, de modo a criar uma intervenção na cidade.
Instrutora: Rayza Lélis
Leituras Guiadas
Título: Para além das palavras
Articuladora: Lana Sheila
Dia: 12 de agosto
Horário:18h
Local: Cemitério de Mucugê (Bizantino)
Título: O Sagrado da Palavra
Articulador: Elton Becker
Dia: 13 de agosto
Horário:18h
Local: Igreja Santa Isabel
Lançamentos de livros
Autores da nova geração lançam suas obras no espaço Livros Di´Falas e Di´Versos, onde poderão explanar sobre seus livros, de diferentes temas e formatos, e interagir com o público presente e ávido por novos momentos literários.
Dia: 12 de agosto
Horário: 16h
Local: Casa da Filarmônica
Livro: Degradadas filhas de Eva
Autora: Carolina Morais
Editora: Novas Edições Acadêmicas
Resumo: As mulheres nasceram predestinadas a serem mães semelhantes à Maria, portadora do próprio significado do amor em sua forma mais sublime, que se apresenta como instinto natural e fonte de toda construção afetiva do filho. Como uma construção cultural, esse exemplo de maternidade ainda persiste apesar de se estar em plena contemporaneidade, e todo aquele que questiona esse amor inato percebe o quanto ele permanece firme no inconsciente coletivo. As mães dos contos constituem o avesso desse amor, representando para os filhos um sonho utópico.
Livro: Aventuras do Baco
Autor: Eliane Martuscelli
Resumo: Você irá ver o mundo através do Baco. Baco é alegre, divertido e tem uma missão especial: levar amor ao mundo. Parece difícil, não é? Mas ele é também muito inteligente, sabe conquistar as pessoas e ver o lado bom das coisas. E claro, apronta várias confusões.Esse cachorrinho irá te apresentar sua família, sua ilha mágica, seus amigos e também contar todas suas viagens pelo mundo afora. Sabiam que Baco tem até passaporte? Anda de barco, avião, ônibus e moto? E tem 2 grandes amores, sua dona, e a Juju, uma cadelinha. Prepare-se para muita emoção, diversão e histórias incríveis desse cachorro.
Livro: Confraria Poética Feminina
Autor: Rita Queiroz
Resumo: A publicação em livro intitulada Confraria poética feminina é o resultado de um encontro no facebook. Rita, Érica, Ana Carolina e Juliana foram as primeiras integrantes do grupo, que leva o mesmo nome do livro, com a finalidade de publicarem seus poemas e dialogarem em torno de suas produções poéticas. Aos poucos o grupo foi crescendo, outras poetisas se irmanaram em torno da confraria, decidindo publicar um livro. 12 autoras atenderam ao desafio de postar no facebook 10 poemas. Assim, agora vem a lume o primeiro livro desse grupo de mulheres que se uniram em torno da poesia, com 120 poemas, 10 de cada uma das 12 poetisas.
Livro: Minhas Mal Traçadas Linhas
Autor: Antonio Magalhães
Resumo: O livro é um conjunto de escritos, composto de contos, artigos, sátiras, poesias e prosas. O autor admite que seus contos, podem não ser contos, assim como as sátiras, podem não ser sátiras, os artigos podem não ser artigos e as poesias e prosas podem não ser uma coisa nem outra. Confessa que escreve porque não gosto de falar. Algumas vezes mostra o que escreveu. Outras não. Escreveu muitas coisas e algumas foram lidas por pessoas que disseram gostar.
Dia: 13 de agosto
Horário: 16h
Local: Casa da Filarmônica
Livro: Saveiros de Papel
Autor: Dado Ribeiro
Resumo: “Saveiros de Papel” é o livro de estreia do poeta e letrista Ribeiro Pedreira, também conhecido por Dado. Como afirma Herculano Neto em apreciação crítica à obra, ecos da poesia marginal pululam aqui e ali, seja na forma, no humor, na verve irônica, no verso certeiro, objetivo, que golpeia, que te põe desnorteado, que te obriga desesperadamente a um clinch. A poética de Ribeiro Pedreira é para ser lida sem moderação. Sua poesia é para ser vivida, degustada, curtida até a última ponta, até a última dose.
Livro: A Menina e o Circo
Autor: Leonardo Gomes
Resumo: A obra é de autoria de Leonardo Gomes e narra a trajetória de uma menina fascinada pelo circo. A história se desenvolve repleta de alegria, tristeza, cumplicidade e gratidão.
Livro: O Curumim Espião
Autor: Elder Oliveira
Resumo: Ao leitor de O Curumim Espião, recomenda-se mergulhar de peito aberto no universo genuíno e singular proposto pelo autor, que brinca tão bem com as palavras em imagens fortes e criativas. As notas são de ternura e os versos soltos e fluídos. O resultado é um inventário poético de lembranças bem cuidadas, com seus relicários lúdicos e coloridos, surgidos de um imaginário de uma infância cheia de arte e encantos.
Livro: Meu Mais Raro Amor
Autor: Anamaria Fonsêca
Resumo: Meu Mais Raro Amor conta a história de Manu, Théo e Inácio numa jornada para descobrir sobre amor e vida adulta. Os três jovens serão extremamente confrontados sobre seus sentimentos, decisões e escolhas. Essa narrativa, regada a muita música, poesia, metáfora e sentimento, conta uma história profunda sobre amizade, amadurecência e amor, na qual se descobre que os amores (im)perfeitos serão sempre as flores da estação.
Dia: 14 de agosto
Horário: 16h
Local: Casa da Filarmônica
Livro: Quartos de Hotel
Autor: Alberto Marlon
Resumo: Composto de dez fragmentos, que ora são cartas, ora são narrativas em formas de contos, Quartos de Hoteldescortina o encontro de duas pessoas e revela seus medos, anseios, esperanças e desilusões em meio à rotina que, se para alguns pode ser fria, concretada e britânica, para outros pode ser solta, anárquica, beirando a irresponsabilidade e o desespero. Narrativa ágil, é um livro curto, para ler de um só fôlego e, por isso mesmo, de deixar impressões. A capa e o prefácio foram feitos pelo jornalista Gil Brito que, logo de início, sentencia: Nós somos este livro. E ele nos é.
Livro: Com O Tempo
Autor: Anderson Gomes
Resumo: Imerso numa escrita fluida e objetiva o livro é um romance que, em sua autenticidade, convida o leitor a se sentar, ouvir e viajar com ele, trazendo um gosto de vida pulsante, aquele susto que nos lembra que o tempo jamais será algo que possamos controlar, medir ou guardar. O romance narra a trajetória de um garoto que, guiado por sua memória mais antiga até o tempo presente, explica como se tornou quem é. O autor traz neste, que é o seu primeiro romance, a pergunta que talvez mais incomode o nosso íntimo: O que temos feito com o nosso tempo?
Livro: O Mar e Seus Descontentes
Autor: Saulo Dourado
Resumo: Os catorze contos de Saulo Dourado se reúnem em um eixo temático: o embate entre os desejos individuais ante as regras coletivas. Desde histórias biográficas, como a de Marie Curie e a de Glauber Rocha, passando por textos em forma de carta, de relato, de roteiro e de artigo, as questões sobre o destino e os impulsos, os personagens se desafiam a criar ou a criar-se apesar e a partir da repressão. Seria possível conciliar felicidade e civilização? As ficções abrem ângulos para uma resposta, a tal ponto que cada leitor, como cada personagem, encontre a solução, mesmo que sem saída.
Livro: Memórias do Bullying
Autora: Tahiana Andrade
Resumo: O livro ”Memórias do Bullying”, aborda o assunto a partir de duas perspectivas: a experiência profissional da autora que estudou vorazmente sobre o bullying e as experiências de ter sido vítima desta violência na infância. Desta forma, os profundos sentimentos e emoções vividos durante os 4 anos em que a autora sofreu com o bullying são narrados de acordo com estudos inovadores sobre as causas, consequências e os aspectos psicológicos que envolvem o problema.
Apresentações musicais
Dia: 11 de agosto
Horário: 21h
Local: Praça Coronel Propércio (Calçadão)
Show: Sob a Asa da Palavra
Artista: Dani Lasalvia
Participação: Gabriela Mello (Violoncelista) e João Luiz (Violonista)
O Espetáculo traz uma homenagem a alguns dos principais nomes de nossa literatura através de canções que são de autoria ou falam sobre Guimarães Rosa, Cora Coralina, Castro Alves, Mário de Andrade, Chico Buarque, Cecília Meireles, Euclides da Cunha, Adélia Prado, Elomar Figueira Mello, Patativa do Assaré e muitos outros. Para entremear as canções ou apresentar esses autores, serão declamados textos do principal homenageado da Fligê, Afrânio Peixoto.
Dia: 12 de agosto
Horário: 21h
Local: Praça Coronel Propércio (Calçadão)
Show: Cidade Liberal
Artista: André Oliveira
Artista: Brincando de Cordas
Show: Brincando de Cordas – Clássicos do Choro
Faz um passeio pelos diversos sub-gêneros (baião, samba-canção, polca, choro ligeiro, frevo, etc) presentes no primeiro estilo musical genuinamente brasilero, o chorinho. No repertório, melodias marcantes de nossos grandes compositores, destacando Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, entre outros.
Dia: 13 de agosto
Horário: 21h
Local: Centro Cultural de Mucugê
Artista: Gutemba
Livro: “Obra Poética”, de Camillo de Jesus Lima
Apresentação: Mozart Tanajura Jr.
Projeção: George Neri
Show lítero-musical: Destino de Cigarra
Destino de Cigarra é um evento lítero-musical que envolve obras poéticas de Camillo de Jesus Lima musicadas por Gutemba numa tentativa de usar a música como veículo de propagação do universo literário deste poeta. As obras musicais tentam remontar uma época em que o bolero, a valsa, o tango e, também, o baião, o samba, o galope etc, eram expressões veiculadas em rádios e representações do período de vida do autor dos poemas.
Show: Ciclanos In Ciclo
Artista: Ciclanos de Tais
O show “Ciclanos in Ciclo” é o resultado de ensaios abertos com canções autorais produzidas pelo grupo, nas casas das pessoas pela cidade. Nesse show, em especifico, para o Fligê, o grupo homenageará também o movimento “Tropicalista”, trazendo no repertório, além das canções autorais, releituras dos trabalhos da época do movimento.
Dia: 14 de agosto
Horário: 19h
Local: Praça Coronel Propércio (Calçadão)
Concerto da Camerata Castro Alves
Artista: Programa NEOJIBA