Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir diz a Lula que MST nunca perderá a disposição de lutar pela democracia

lulão
O ex-presidente Lula com o deputado federal Valmir Assunção no assentamento em Santa Cruz de Cabrália | FOTO: Divulgação |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nunca perderá a disposição de lutar pela democracia no Brasil. A fala foi dita durante a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assentamento Lulão, em Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (3). O ato político mexeu com a rotina das mais de 750 famílias e, tanto o movimento como as lideranças políticas presentes voltaram a defender a presidente Dilma Rousseff, a democracia e o desenvolvimento social e econômico das famílias assentadas. Ao se referir ao ex-presidente, Assunção disse que as ações contra o afastamento definitivo de Dilma seguem por todos os estados e, mais que isso, “as pessoas estão reconhecendo como age o governo golpista”.

“Mas hoje só tenho que agradecer, porque todos os dias Lula nos mostra que a direita brasileira pode nos cercar, pode criticar, mas não vai nos tirar consciência daquilo que vivemos. Eles não vão tirar nossa disposição de luta. Então, em um momento como esse, nós do MST temos que agradecer. Porque isso nos ensina e, independente das adversidades que aconteçam, e que já aconteceram em outros momentos, vamos superar e vencer”, destaca. Valmir ainda faz alusão a uma faixa do MST que caracteriza a sensação das famílias pobres deste país: ‘Seja bem-vindo de volta ao assentamento Lulão’. “Essa faixa é também simbólica e poderia dizer seja bem-vindo à presidência da República em 2018”, declara Assunção.

Para Lula, “não há nenhuma explicação para o MST ficar três, quatro, cinco ou seis anos em baixo de uma lona preta, ouvindo desaforo de quem passa de carro na rua, sendo chamados de vagabundos, baderneiros, quando na verdade vocês são o maior exemplo do que é o povo que luta por seus direitos. Por isso que eu estou aqui, porque eu quero morrer sendo testemunha de que valeu à pena a briga de vocês, não há uma razão de a gente não acreditar que a gente vá vencer”. O ato em Cabrália reuniu também os dirigentes nacionais do MST, Evanildo Costa e Beth Rocha, além do deputado federal João Daniel (PT-SE), o suplente de estadual Mário Jacó (PT), o vereador de Salvador Suíca (PT) e o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa.

A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, também esteve no Lulão e ressaltou que as medidas viabilizadas para a região têm forte impacto no desenvolvimento e qualidade de vida dos trabalhadores rurais. “A garantia do acesso à terra e o conjunto de iniciativas da reforma agrária são políticas de reparação ao povo negro, presente de forma expressiva no meio rural”. Na mesma linha, Lula destacou a luta das mulheres negras e trabalhadoras rurais, fazendo alusão à recém nomeada secretária da política racial do Estado. “Esta é uma grande companheira num lugar de fala de quem conhece o que é o racismo histórico neste país”, disse o ex-presidente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas