CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Lula e Valmir realizam ato político em assentamento que recebe o nome do ex-presidente

lula e valmir
O ex-presidente Lula e o deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Divulgação |

As famílias do assentamento Lulão, no município de Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, recebem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (3). O político vai ao assentamento de reforma agrária a convite do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia. Criado em sua primeira gestão no governo federal, o Lulão recebe o ex-presidente pela terceira vez, após cerca de 10 anos da imissão de posse. Conforme Assunção, as famílias que vivem no assentamento passaram 13 anos acampadas, e essa simbologia de resistência estará presente na recepção a Lula nesta quarta.

“Na primeira gestão dele no governo federal cerca de 132 famílias foram assentadas com casas construídas e energia para todos. Atualmente, os assentamentos do MST são referências no estado devido às conquistas que conseguimos e às lutas em defesa da terra e da reforma agrária popular. Tudo isso aconteceu graças à intervenção de Lula em 2005, no conflito entre sem-terra e a empresa Veracel, que poderia gerar um novo massacre igual ao visto em Eldorado dos Carajás, no Pará”, salienta Valmir. Ainda de acordo com o parlamentar, “Lula fará um ato político em defesa da democracia e a favor da presidente Dilma”. “Vamos seguir na luta contra o golpe”, completa.

Além de assentar as famílias do “Lulão”, a gestão do ex-presidente Lula ainda construiu cinco poços artesianos, um galpão com espaço social, nove represas, escolas, postos de saúde, quadra poliesportiva e entregou uma despolpadeira de frutas. No total, somente nas regiões sul e extremo sul da Bahia, Lula ajudou a assentar mais de 720 famílias com casas construídas e energia elétrica em todas as residências. Sem falar que foi no governo dele que o MST recebeu três escolas, quadra poliesportiva, 65 quilômetros de estrada, 15 poços artesianos, nove pontes, duas fecularias, trator, quatro tanques, uma fábrica de gelo e um caminhão furgão.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios