Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Políticos do município de Ruy Barbosa vivem expectativa de mais prisões

bonfácio
O atual prefeito José Bonifácio é alvo da Operação Águia de Haia por desvio no Fundeb | FOTO: Montagem do JC |

O desvio de recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) por prefeituras baianas, que está sendo investigado pelo desdobramento da Operação Águia de Haia, tem deixado políticos de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, aflitos com a possibilidade de mais prisões no município. A delação premiada feita pelo empresário Kells Bellarmino Mendes é a causa disso.

O prefeito José Bonifácio (PT) estaria com a “corda no pescoço”. O filho dele, Cleber Dourado, chegou a ser preso e depois foi solto. O edil de Ruy Barbosa, Cau das Flores (PSD), disse que na delação, Bellarmino teria dito que Bonifácio está utilizando recursos da prefeitura para pagar os advogados que o defendem da acusação de desvios de dinheiro da própria prefeitura.

Leia também:
Chapada: Prefeitos de Mairi e Ruy Barbosa são denunciados por desvio de mais de R$ 930 mil
Chapada: Prefeito de Ruy Barbosa é acusado de locar carros em nome de ‘laranjas’

Pior, segundo Cau, um dos advogados do atual prefeito, Eduardo Mota transferiu o título de eleitor de Utinga para Ruy Barbosa onde será candidato a prefeito na chapa apoiada por Bonifácio. “O prefeito está fazendo tudo o que pode para eleger o advogado. Isso para ocultar todos os maus feitos que fez à frente da prefeitura. Isso precisa ser denunciado e investigado”.

Além de Ruy Barbosa, o empresário Belarmino já havia estruturado um esquema parecido no município de Itaúna (MG) e depois migrou para o estado da Bahia. A porta de entrada no estado baiano foi o município de Itapicuru e, posteriormente, outros 18 municípios.

Segundo o Ministério Público Federal, a quadrilha contratava serviços de tecnologia da informação, por meio de processos licitatórios forjados. A maioria dos serviços nunca foi executada e tiveram os valores dos contratos superfaturados. Com informações do Bocão News.

Leia também:
Chapada: Músicos que tocaram no São João de Ruy Barbosa reclamam da falta de pagamento
Chapada: Além de Ruy Barbosa, investigações da PF podem atingir mais de 20 prefeituras

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas