Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lajedinho recebe programa de rastreamento do câncer de mama

O ônibus do projeto estadual está na frente do Centro de Convivência do Idoso na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

cance
A ação é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Mulheres de 50 a 69 anos, moradoras do município de Lajedinho, contarão com os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, nesta sexta (12) e sábado (13). Elas poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. Para o atendimento é preciso levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O atendimento é feito em unidade móvel, que estará estacionada na Unidade de Saúde Pedro de Alcântara Marques, na Rua Ciro Pinheiro de Moraes, e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Leia também
Chapada: Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera recebem o programa Rastreamento do Câncer de Mama

De acordo com o diretor de Programas Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado, Ivonildo Dourado, 224 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, podem fazer o exame. “Oferecemos exames de mamografia para mulheres que não conseguem ter acesso a este tipo de serviço. Estamos indo a todas as regiões da Bahia, com o intuito de oferecer um atendimento de alta qualidade para essa população que precisa realizar exame de mamografia”, explicou.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Com informações da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas