Ícone do site Jornal da Chapada

Balanço aponta que PSD tem o maior número de candidatos a prefeito na Bahia

O senador da República Otto Alencar | FOTO: Jornal da Chapada |

viti5
Xadrez eleitoral é montado pelo principal líder do partido no estado, o senador Otto Alencar | FOTO: Jornal da Chapada |

O PSD é o partido que até ontem registrou o maior número de candidatos a prefeito na Bahia, aponta o balanço parcial divulgado no site do TRE. Dos 238 nomes protocolados na Justiça eleitoral para a disputa de outubro, 35 são filiados à sigla. Em segundo e terceiro lugares, estão PMDB e PP, com 33 e 28, respectivamente. Na sequência, vêm DEM (19), PT (15) e PSB (13). O restante ainda não ultrapassou a marca de dez candidaturas majoritárias.

O PSD também lidera o ranking das cinco legendas que mais registraram candidatos a vereador no estado, com 526, quase 10% do universo de 5.736 nomes já contabilizados pela Corte. PMDB (435), PP (413), DEM (409) e PSDB (303) completam a lista. Em Salvador, apenas o PSDB entregou a relação de 60 concorrentes a uma vaga na Câmara Municipal. O prazo final termina na próxima segunda-feira.

O alto volume de candidaturas apresentadas pelo PSD é parte do xadrez eleitoral montado pelo principal líder do partido no estado, o senador Otto Alencar, com horizonte na disputa de 2018. Embora o movimento tenha aval do governador Rui Costa (PT), o avanço da tropa de Otto em cidades do interior preocupa o núcleo político do Palácio de Ondina.

Conhecido pela capacidade de agregar apoio em municípios de pequeno e médio portes, o senador pode aumentar a capilaridade de forma exponencial caso consiga eleger ao menos metade dos aliados na sucessão deste ano. As informações são da Coluna Satélite, do jornal Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas