Ícone do site Jornal da Chapada

#FogoNaChapada: Andaraí volta a sofrer com incêndio; brigadistas seguem para combate

ilustração
Ainda não foram divulgadas imagens do atual foco de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Ilustração/Arquivo/ICMBio |

Com o período seco e quente, a Chapada Diamantina volta a sofrer com incêndios florestais, isso quando não acontece casos criminosos de queimadas tanto dentro quanto fora do Parque Nacional (PNCD). Na noite desta terça-feira (16), o Jornal da Chapada foi informado que a região de Andaraí teve mais um foco encontrado.

“Estamos, mais uma vez, em alerta por conta do fogo. Foi identificado um foco de incêndio florestal nas proximidade das Três Barras [cachoeira que é ponto turístico na região]”, aponta o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira dos Santos.

Conforme a Cifa, a direção do PNCD já se mobiliza para combater as chamas. Os dados dão conta que a região é de difícil acesso para a chegada dos brigadistas, precisando de 3 a 4 horas de caminhada.

“É sim uma região complicada, com um longo percurso até chegar ao incêndio. Esses focos em Andaraí precisam ser investigados, pois tudo leva a crer de se tratar de focos criminosos”. Além do difícil acesso, é fator que dificulta o combate, o sol forte na região e o clima seco. “Este local é mais distante que o da semana passada e estamos nos mobilizando para irmos ao local.”

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas