Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Espetáculo ‘O Castelo da Torre’ é apresentado em Itaberaba no fim de semana

foto6
Cena da peça ‘O Castelo da Torre’ | FOTO: Divulgação/Zélia Uchôa |

A cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, receberá o espetáculo ‘O Castelo da Torre’ no próximo domingo (21), às 19h30, na Universidade Aberta do Brasil – Pólo Itaberaba (UAB). A montagem, vencedora do Prêmio Braskem de Teatro 2015, na categoria Melhor Direção, circulará em outras cidades do interior do estado, como Cachoeira, Amargosa e Valença, até o dia 25 de agosto. A montagem do Grupo Vilavox fala da história do Brasil e da Bahia, relacionando a voz dos oprimidos com alguns dos personagens da família Garcia D´Ávila, que durante três séculos desbravou todo nordeste brasileiro. A peça será apresentada em escolas, casarões e espaços cênicos diversos, apropriando-se das paredes, cadeiras e móveis para compor um universo híbrido, com passagens profundamente dramáticas, grandes coros, cenas individuais, em duplas, cenas cômicas e solos musicais.

O Grupo Vilavox é um dos mais importantes da cena teatral de Salvador e já circulou por todo país com seus espetáculos teatrais, contudo é a primeira vez que o grupo se apresenta nessas cidades, possibilitando conhecer os artistas e as realidades das artes cênicas destes locais. A expectativa é de apresentar um trabalho em um formato diferente do que o público está habituado, por sair do palco e explorar os cômodos, portas, paredes e estruturas de uma casa. Para Diana Ramos, atriz e produtora da circulação, “o público será contemplado por uma visão diferente do fazer teatro e do papel do espectador, que será convocado a ter uma atitude ativa, percorrendo o espaço, em uma obra que tem caráter de itinerância”.

A sétima montagem do grupo Vilavox tem como inspiração a história de opressão vivida por negros e índios no Brasil | FOTO: Divulgação/Zélia Uchôa |

Os municípios escolhidos compõem um mapeamento que o Grupo Vilavox fez das cidades que sofreram as influências diretas da Família Garcia D’Ávila, como o Recôncavo e a Chapada Diamantina (que foi inicialmente identificada por uma parte da família), fazendo uma relação direta com a história desses locais. “Os casarões em que faremos apresentações são espaços tombados, históricos e prédios públicos, com total implicação entre memória e poder político” acrescenta Fred Alvin, também ator e produtor do grupo.

A sétima montagem do grupo Vilavox tem como inspiração a história de opressão vivida por negros e índios no Brasil. Partindo inicialmente da história da família Garcia D´Ávila, grande latifundiária desde os tempos da colônia, com grande concentração de poder econômico, político e militar e que construiu a maior edificação colonial, ainda hoje com suas ruínas preservadas na Praia do Forte, a peça, com texto desenvolvido pelo grupo Vilavox em processo colaborativo e redação final do dramaturgo Marcio Marciano, prioriza dar voz aos negros e índios, buscando mostrar uma visão dos oprimidos durante o processo histórico da formação de nossa sociedade. Itinerante, apresentada invariavelmente em casarões antigos, ‘O Castelo da Torre’, dirigida por Meran Vargens é uma obra onde a nossa memória é invocada a flertar com a atualidade, para expor de forma crua nossas maiores atrocidades ao longo de mais de 300 anos.

“Acredito que o público vai se deparar com uma história do Brasil que ele conhece de perto, sente ainda os impactos no presente” afirma Márcia Lima, integrante do grupo. Segundo a intérprete, está entre as metas do grupo estreitar as relações com o interior do estado, permitindo intercâmbios, trocas de experiências e melhor conhecer a produção para além da capital. Com a participação de 11 atores (Bruno Guimarães, Camila Guilera, Clara Paixão, Diana Ramos, Diogo Teixeira, Fernanda Silva, Fred Alvin, Gordo Neto, Joker Guiguio, Larissa Lacerda e Marcia Limma), O Castelo da Torre conta com a longa parceria do grupo Vilavox com o diretor musical Jarbas Bittencourt.

SERVIÇO
Circulação do Espetáculo O Castelo da Torre pela Bahia – Grupo Vilavox
Cachoeira
Data: 17/08 – Quarta-feira e 18/08 – Quinta-feira
Horário: 19:30h
Local: Secretaria de Cultura e Turismo.
Entrada Franca – Até a lotação do Espaço
Endereço: Rua Benjamin Constant, n° 17 (Ladeira da Cadeia) – Centro.

Itaberaba
Data: 21/08 – Domingo
Horário: 19:30h
Local: UAB – Universidade Aberta do Brasil – Polo Itaberaba.
Entrada Franca – Até a lotação do Espaço
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 367 – Centro.

Amargosa
Data: 23/08 – terça-feira
Horário: 19:30h
Local: Espaço Nordeste
Entrada Franca – Até a lotação do Espaço
Endereço: Praça da Bandeira / Praça do Bosque S/N – Centro.

Valença
Data: 25/08 quinta-feira
Horário: 19:30h
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Entrada Franca – Até a lotação do Espaço
Endereço: Av. Comendador Madureira, 10 – Centro.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas