Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mulheres de Bonito terão acesso a programa de rastreamento do câncer de mama

mama
Para o atendimento, as mulheres precisam apresentar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência | FOTO: Reprodução |

A cidade de Bonito, na Chapada Diamantina, recebe as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama a partir da próxima segunda-feira (22) na Praça Benedito Lima, na Pousada Olho D’Água. Mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizar os exames de mamografia. Para o atendimento as mulheres precisam apresentar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. Os atendimentos irão até o sábado (27).

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, são encaminhadas para a segunda etapa do programa. “As mulheres que precisam de exames complementares para fechar o diagnóstico passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, realizam punção e biópsia”.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, onde realizam tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. “Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado”, afirma Dourado.

Sair da versão mobile