Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Parques Nacionais são atingidos por incêndios florestais

prev
Diferentes focos são combatidos no país | FOTO: Ilustrativa/Prevfogo Ibama |

Um boletim da Coordenação de Emergências Ambientais (Coem), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgado no início da noite da última quinta-feira (18), indicava que duas unidades de conservação, o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e o Parque Nacional Campos Amazônicos, que ocupa áreas nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, passaram a enfrentar incêndios florestais.

Na Chapada dos Guimarães, um primeiro incêndio foi detectado pela equipe do parque fora dos limites da unidade de conservação, num local conhecido como ‘Ninho das águias’. Em seguida, surgiram mais dois focos. Um no “Portão do inferno” e outro nas proximidades do rio Claro. Os 30 brigadistas lotados na unidade concentraram o combate no local de maior risco para o parque, o do “Portão do Inferno”.

Segundo o boletim da Coem, o incêndio nas proximidades do rio Claro só será combatido após o controle dos outros dois focos. Um grupamento de quatro homens do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso está apoiando os brigadistas do parque, inclusive, com um caminhão pipa da corporação. Há a previsão de chuvas de até 4 mm/h na região da Chapada dos Guimarães para o domingo (21). Até lá, a temperatura máxima será de 36° e a mínima de 24°, com umidade relativa do ar na faixa dos 50%, o que contribui para a proliferação das chamas.

Já o incêndio no Parque Nacional Campos Amazônicos ocorria em local isolado e remoto da unidade, sem condições de acesso via terrestre. As suspeitas são de que o fogo tenha sido provocado por raio, uma vez que houve trovoadas na noite de quinta na região, ou por manejo realizado por índios isolados. A segunda hipótese foi levantada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, que apura essas informações. A previsão é que chova na área somente na próxima segunda-feira (22). Com informações do ICMBio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas