Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Campus avançado da Uefs em Lençóis oferece Oficina de Linguagem musical

foto6
A Oficina de Linguagem Musical é ministrada há mais de 40 anos por LC Csekö | FOTO: Montagem do JC/Uefs |

O Campus Avançado da Uefs em Lençóis, na Chapada Diamantina, realizará uma Oficina de Linguagem Musical (OLM) trabalha as Escutas Diferenciadas, Processo de Criação e Improvisação utilizando recursos pedagógicos atrelados à música experimental atual, notação gráfica híbrida, entre os dias 22 e 24 de setembro.

A música é apresentada sem ideias pré-concebidas, como um processo de criação para elaborar a capacidade de criatividade e reflexão individual e coletiva. Este segmento contempla dois grupos: o público mais próximo à execução musical, músicos da Phylarmonica, grupo do projeto Grãos-Griô e os alunos/professores do PARFOR.

A OLM é ministrada há mais de 40 anos por LC Csekö. A pioneira investigação pedagógica continuada que apoia sua metodologia foi desenvolvida na Bahia, nos anos 60, e o projeto foi inserido no currículo do Instituto Central de Artes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, pelo grupo formado pelos compositores baianos Fernando Cerqueira, Nicolau Kokron-Yoo, Rinaldo Rossi.

Leia também:
Chapada: Documentário sobre Lençóis é produzido por estudantes da Uefs; confira fotos

Posteriormente, LC Csekö se radica nos Estados Unidos durante a ditadura civil-militar, e ao retornar ao Brasil, desenvolve projetos na SEC/Ba, prosseguindo seu percurso no Rio de Janeiro, onde reimplanta a OLM no Conservatório Brasileiro de Música, Seminários de Música ProArte, Funarte, circuito universitário, festivais de música e de espaços culturais.

Enquanto educador LC Csekö tem conduzido a OLM por todo o Brasil pela Funarte/Instituto Nacional de Música, circuito universitário, na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, junto ao Conservatório Brasileiro de Música, Coordenador de Composição (2010-2014).

LC é um compositor extremamente ativo na área experimental-multimeios, contemplado com vários prêmios, com mais de cem obras escritas. Atualmente compõe uma obra encomendada pelo festival Brazilian Music Today, na Califórnia (EUA). A convite da UNIRIO escreve sobre sua própria obra para um Doutorado por Tese. Jornal da Chapada com informações da Uefs.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas