Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Cineasta coordena oficina de roteiro para estudantes no Campus Avançado da Uefs em Lençóis

foto2
O cineasta Delmar Araújo durante oficina para 30 estudantes do ensino médio | FOTO: Reprodução/Facebook |

O Campus Avançado Uefs na Chapada Diamantina abrigou, na última terça-feira (7), a oficina “Construção de Roteiro Cinematográfico”, desenvolvida pelo cineasta Delmar Araújo para 30 estudantes do ensino médio do Centro Educacional Renato Pereira Viana (Distrito de Tanquinho e São José), em Lençóis. “O projeto de natureza educativa, artística e cultural incentiva as aprendizagens múltiplas e os processos criativos, por meio da experiência artística/fílmica realizada com a utilização dos recursos tecnológicos, tais como: aparelhos celulares, câmeras fotográficas e filmadoras”, diz texto enviado ao Jornal da Chapada.

foto44
As equipes de estudantes, durante a oficina, receberam noções sobre o cinema, construção de roteiro e técnicas de filmagem | FOTO: Reprodução/Facebook |

Segundo a professora Luciana Farias, atual diretora do Centro Educacional Renato Pereira Viana, depois da oficina preparatória, os estudantes, coordenados pela professora Suzy Brasil, participarão do Projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove). Esse projeto é organizado pela Secretaria Estadual de Educação e acontece no contexto escolar, no Núcleo Regional de Educação, no município de Seabra. A edição estadual acontece durante o 4º Encontro Estudantil Todos Pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, que será em Salvador.

Sobre a oficina de cinema
O principal objetivo da oficina “Construção de Roteiro Cinematográfico” é desenvolver o potencial para criação de roteiros, gravação e edição de vídeos no ambiente escolar e estimular a produção e diversificação de saberes produzidos pelos estudantes. As equipes de estudantes, durante a oficina, receberam noções sobre o cinema, construção de roteiro (escaleta, sequências, cenas, produção), técnicas de filmagem, como composição, regra dos terços, ângulos, tripé, som, iluminação, enquadramentos, planos, balanço, linhas de direção, diafragma, lentes, profundidade de campo, formatos, tipos de movimentos e sentido visual. Com informações do Campus Avançado da Uefs em Lençóis.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios