Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Distribuição de 24 milhões de mudas de palma contribui para sustentabilidade no campo

sdr
Esta primeira remessa saiu das estações de Utinga, Nova Soure, Jaguaquara e São Felix do Coribe | FOTO: Divulgação/SDR |

Mais de um milhão de raquetes de palma foram distribuídas para mil famílias de agricultores familiares, de janeiro a agosto deste ano, em dez Territórios de Identidade da Bahia. A meta é distribuir 24 milhões de mudas de palmas forrageira até 2017. Esta ação faz parte do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, executado pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Projeto tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura. “A distribuição dessas raquetes aos agricultores familiares contribui para implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho bovino, caprino e ovino, no período de estiagem”, explica Marcelo Matos, superintendente da Suaf.

A palma é uma planta forrageira rica em energia e muito resistente à seca. Esta primeira remessa saiu das estações de Utinga, Nova Soure, Jaguaquara e São Felix do Coribe. “Esse projeto é muito importante, pois aqui no período seca os animais não podem passar fome. Sem o recebimento destas palmas teríamos que comprar o que seria muito complicado para nós”, afirma o agricultor familiar Anatólio Cerqueira, integrante da Associação Comunitária de Estrela, em São José do Jacuípe, território Bacia do Jacuípe.

De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar Animal, Roberta do Valle a distribuição de mudas de palma forrageira, resistentes a praga Cochonilha do Carmim, garantirá que grande parte dos agricultores familiares do semiárido baiano possuam uma área de palma adensada em sua propriedade, o que contribuirá para o bom desempenho dos animais durante todo o ano. Com informações de Assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas