Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Sistema estadual recadastra bibliotecas públicas municipais

foto
O formulário que deve ser preenchido pelas bibliotecas municipais torna possível o levantamento de um diagnóstico das bibliotecas públicas do interior | FOTO: Reprodução/Arquivo/CACD-Uefs |

Prestação de assistência técnica na implantação e modernização dos espaços físicos, capacitação em recursos humanos e doação de livros são alguns dos benefícios prestados pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), às Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs). A assistência visa à elaboração de políticas públicas estaduais para as bibliotecas.

Para o desenvolvimento das ações da fundação, responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), é necessário que as unidades realizem o recadastramento. “A atualização do cadastro das BPMs promove com mais eficácia a comunicação entre os municípios, o SEBP e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Além de fazer atualização do Guia de Bibliotecas Públicas Municipais, também podemos inserir novas bibliotecas a partir do cadastro”, explica Carmen Azevedo, da Gerência Estadual do Sistema de Bibliotecas (GESB).

A responsável pela Biblioteca Municipal de Ribeira do Pombal, Gláucia Rodrigues, destaca a importância de manter vínculo entre a unidade e a Fundação Pedro Calmon. “A biblioteca existe desde 2005 e, a partir de 2008, começamos a fazer o recadastramento. A fundação sempre nos dá apoio bibliográfico e material, como mesas, cadeiras e cartazes. Além disso, sempre realiza fóruns, seminários e cursos de capacitação para os bibliotecários e auxiliares de biblioteca”.

Cadastro
O formulário que deve ser preenchido pelas bibliotecas municipais torna possível o levantamento de um diagnóstico das bibliotecas públicas do interior. Feito de forma ágil e desburocratizada, o cadastro deve ser preenchido pelo gestor da Secretaria à qual a biblioteca encontra-se subordinada, bem como pelo responsável da biblioteca. O formulário está disponível no site da Fundação Pedro Calmon. As informações são da Fundação Pedro Calmon.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas