Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: JAM no MAM estende programação e terá transmissões on-line

mam
A JAM no MAM transmitirá uma parte de sua temporada via Streaming | FOTO: Reprodução/Lígia Rizério |

As jam sessions com sotaque baiano que garantem à JAM no MAM a fama de ser um programa musical único em todo o mundo acabam de firmar patrocínio com a Telefônica Vivo e o Governo do Estado da Bahia, que estarão ao lado do projeto já a partir deste sábado (3). A nova temporada se estenderá até final de dezembro de 2016 e dará ao público um grande presente: a oportunidade de acompanhar online os encontros musicais de todos os sábados no Solar do Unhão, em Salvador, com as performances criadas a partir da sonoridade que a Banda JAM no MAM e músicos de todo o mundo elaboram conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação. O evento é patrocinado pela Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, e Governo do Estado, através do programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Serão, ao todo, quatro transmissões online, durante todos os sábados do mês de setembro, nos dias 3, 10, 17 e 24. Os encontros musicais da área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia serão transmitidos ao vivo, sempre a partir das 18h, através do canal do projeto no Youtube (www.youtube.com/JAMnoMAM). Será uma oportunidade para o público de outras praças conferir o mix de música baiana, baião, samba, frevo, salsa, blues e swing que os artistas da JAM no MAM fazem surgir do cruzamento do jazz com a forte tradição percussiva da música baiana. E mais: no próximo sábado o Grupo Garagem volta a abrir a programação, tocando às 18h, antes da Banda JAM no MAM dar continuidade à noite musical.

Essa será a segunda vez que a JAM no MAM transmitirá uma parte de sua temporada via Streaming (a primeira vez aconteceu em 2015), o que vai ampliar o diálogo das jam sessions baianas com o público de outros estados brasileiros – e até de outros países – que acompanham o projeto em suas redes sociais. Atualmente a JAM no MAM possui um público internacional importante em países como Estados Unidos, Argentina e França, entre outros, que terão a chance de acompanhar via internet a produção musical, que surge a cada sábado em Salvador. As transmissões contam com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e uma equipe técnica coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas.

Será também durante essa nova temporada que o projeto abrigará mais três edições do ciclo “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM”, encontros sobre as práticas da improvisação na música em suas várias vertentes que visa levar todas as pessoas, iniciadas ou não na vivência do jazz, a compreender melhor os mecanismos envolvidos nas práticas da improvisação musical e, assim, aproveitar melhor a experiência oferecida em projetos como a JAM no MAM. Os encontros acontecerão nos dias 17/09, 15/10 e 19/11, e serão coordenados pelo músico, compositor e professor Ivan Bastos. O ciclo é uma atividade de extensão que Bastos desenvolve enquanto docente da Escola de Música da Ufba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas