Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: População feminina de Andaraí recebe visita do Saúde sem Fronteiras

mama
Os exames serão realizados em carreta equipada com mamógrafos, por profissionais especializados | FOTO: Reprodução/Secom |

As mulheres do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, recebem a visita do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), desta segunda-feira a sábado (5 a 9). O exame de mamografia será disponibilizado à população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos, que, de acordo com os especialistas, é o período considerado de maior risco para a doença.

Os exames serão realizados em carreta equipada com mamógrafos, por profissionais especializados, e a unidade estará estacionada na Praça Aureliano Gondim, no Clube ASR, das 7 às 18h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

“No município de Andaraí, são 920 mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame de mamografia”, esclarece o diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ivonildo Dourado. Segundo ele, o projeto tem um diferencial – em caso de diagnóstico positivo, a paciente terá todo o atendimento assegurado dentro da rede de saúde da Sesab. O tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico é feito em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas