Ícone do site Jornal da Chapada

Odontomóvel realiza mais de cinco mil atendimentos em comunidade quilombola

seabra
A carreta do programa é equipada com consultórios odontológicos | FOTO: Arquivo/Sesab |

O Saúde sem Fronteiras Odontomóvel atendeu 556 pacientes e realizou 5.817 procedimentos em seis dias de atendimento, 29 de agosto a 3 de setembro, no distrito quilombola de Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, no centro norte da Bahia. Esta foi a primeira vez que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) levou a estratégia itinerante para atender a essa população carente de serviços na área de odontologia.

O atendimento foi oferecido em carreta totalmente equipada com consultórios odontológicos e profissionais capacitados para a realização dos procedimentos, como serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico e periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

Segundo o diretor de Projetos Estratégicos (Dipro) da Sesab, Ivonildo Dourado, esta foi a primeira vez que a Sesab realizou nesta comunidade uma ação do Saúde sem Fronteiras Odontomóvel. “A equipe foi muito bem recebida e ficou satisfeita com os resultados obtidos depois do tratamento ofertado”, explicou.

De acordo com Hilda Costa Araújo, nascida na comunidade, Lage dos Negros começou com um escravo de nome Luiz José dos Santos, de propriedade do fazendeiro Nizife Barros, na primeira metade do século XIX. Reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como Comunidade de Remanescente de Quilombos em 1º de março de 2004, hoje Lage dos Negros luta para manter a cultura, os costumes e as tradições. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas