Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Com nota 5 no Ideb, Boa Vista do Tupim mostra os avanços na educação

foto6
O município fez investimentos em diferentes áreas da educação e superou resultado estimado para o índice deste ano | FOTO: Reprodução/PMBVT |

O município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, superou a meta estabelecida para o ano de 2016 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que era estimada em 3,5, alcançando a nota 5. Segundo informações da secretária municipal de Educação, Edileusa Brito, a nota está sendo vista como a demonstração de uma grande virada na área de educação de Boa Vista do Tupim, ocorrida a partir da posse do atual prefeito, já que em 2011, o município foi a localidade do Norte/Nordeste brasileiro que apresentou a maior queda na nota do Ideb, quando a prova passou a ser realizada sob a supervisão da Diretoria Regional da Educação.

“Esse resultado não é só mérito da administração municipal, mas, também, fruto do empenho de todos os profissionais de educação, de todos os estudantes do município de Boa Vista do Tupim, enfim, de toda a comunidade escolar”, declara a secretária de Educação. Vale lembrar, que quando assumiu a prefeitura, a administração do atual prefeito recebeu o município com nota 4 no Ideb, mas os inúmeros investimentos e ações foram fundamentais para o resultado deste ano.

Dentre os investimentos, destaque para a adesão ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, a ampliação no número de coordenadores, principalmente para a educação infantil, a aquisição de material didático e a inserção de livros didáticos no ensino infantil. Também estão na lista de investimentos, a valorização dos professores com o respeito ao piso nacional e a concessão de reajustes salariais, que somam mais de 40%, além da reforma e a construção de escolas, a ampliação e a qualificação no transporte escolar.

Conforme o balanço feito pela prefeitura de Boa Vista do Tupim, ainda se soma aos investimentos, a realização de exames oftalmológicos e a distribuição de óculos nas escolas, a execução de programas como o ‘Mais Educação’ do governo federal, a contratação de nutricionista exclusiva para a alimentação escolar, além de uma das mais importantes ações: a elaboração do Plano Municipal de Educação.

A atual administração conseguiu ainda, no seu segundo mandato, elevar a nota para 4,5 em 2013, chegando a 5 em 2015, nota que supera em 1,5 pontos percentuais a meta estabelecida. “Vale ressaltar, que o Plano Municipal de Educação foi construído com a participação dos pais, alunos e professores e é um dos principais instrumentos para avançar ainda mais na qualidade do ensino nos próximos anos, pois estabelece as metas que serão perseguidas nesta direção”, conclui a secretária Edileusa Brito que, na oportunidade, parabenizou a todos de Boa Vista do Tupim por priorizarem a educação e se empenharem na construção de uma qualidade de ensino melhor.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas