Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Estudantes aprendem a produzir cosméticos em aulas de química

As aulas começam a partir de 5 de maio, de forma virtual | FOTO: Divulgação |

foto5
A atividade é realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano | FOTO: Imagem extraída de vídeo |

Estudantes da rede estadual de ensino têm ampliado o conhecimento sobre química com atividades práticas extraclasse. Por meio da oficina de Cosmético, os alunos do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes e do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, aprendem a produzir shampoo, sabonete líquido, esfoliante facial e reparador de pontas.

A atividade é realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). “A partir do momento que há o contato com a prática, você quebra aquela situação da teoria, de ficar enquadrado em sala de aula. Você passa para um outro ambiente, onde tem contato com elementos da química que estudou”, explica o professor Delmacir Ribeiro.

Para a estudante Emile Santos, a experiência vivida aos sábados letivos é estimulante. “Desde a primeira vez que a professora chegou falando da oficina, eu já disse a ela que queria fazer. Achei algo interessante. Imagine você botar uma coisa sua em uma prateleira e o pessoal comprar para usar. É legal”, afirma a garota. A oficina faz parte da série de vídeos ‘Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas